Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/05/2015

Secretaria de Saúde confirma 12 casos de meningite

A Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Serviço de Vigilância Epidemiológica, informa que há 12 casos de meningite confirmados no município. Informa ainda que existem 5 pacientes aguardando resultados de exames, que estão sendo feitos no Laboratório Adolpho Lutz. 
A maioria dos casos é compatível com o diagnóstico de meningite viral. Dos confirmados, há apenas um caso de meningite bacteriana. A Secretaria informa, porém, que nesta situação está descartada a meningite meningocócica, que é o tipo mais grave da doença. Por não se tratar de meningite por meningococo, não está indicado o bloqueio e a interdição de ambientes como as escolas, conforme prevê protocolos da Secretaria de Estado da saúde. Nesse caso, o paciente segue internado, com boa evolução.
Segundo o Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE), todos os casos registrados de meningite têm evolução benigna. A maioria dos pacientes já teve alta e voltou a exercer suas atividades normalmente. 
Vale destacar que não existem impedimentos para que os pacientes frequentem escolas e trabalho. Todos os casos são acompanhados por equipes médicas, pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica, pelo Grupo Regional de Vigilância Epidemiológica de Araçatuba e pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo. Todas as medidas adotadas pelo município são orientações da vigilância regional e estadual.

Sintomas
Os sinais e sintomas de meningite podem surgir repentinamente: febre, dor da cabeça, rigidez ou dor no pescoço, náuseas e vômitos. Mudanças de comportamento como confusão, sonolência e dificuldade para acordar podem ser sintomas importantes. Em bebês, os sintomas podem ser febre, irritação, cansaço e falta de apetite. Sempre que alguém apresentar esses sintomas, deve procurar imediatamente uma unidade de saúde e iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Prevenção
O Serviço de Vigilância Epidemiológica orienta que as medidas de prevenção são baseadas principalmente em higiene e limpeza, além da importância de manter ambientes arejados.

São medidas preventivas:

- Higiene pessoal: lavar as mãos por diversas vezes (antes de se alimentar, após usar o banheiro, depois de espirrar e tossir); utilizar preferencialmente toalhas descartáveis para enxugar as mãos;
- Higiene Ambiental: manter os ambientes limpos e arejados, lavar banheiros com solução clorada duas vezes ao dia, evitar o uso de ar condicionado;
- Higiene dos alimentos: lavar e desinfetar alimentos como frutas e verduras;
- Higiene de utensílios e equipamentos: evitar o uso de bebedouro coletivo à pressão, utilizar copos descartáveis, desinfetar filtros e bebedouros com solução clorada, utensílios de uso individual como escovas, chupetas, mamadeira e mordedores devem ser separados.

Fonte: Secom - PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade