Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/12/2014

Secretaria de Cultura retira alguns painéis históricos para revitalização

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Os painéis históricos da Estação Ferroviária e da 1ª Casa de Penápolis estavam deteriorados devido a ação do tempo e foram retirados para recuperação

A Secretaria Municipal de Cultura retirou na semana passada, alguns painéis históricos que estavam bastante deteriorados, para fazer a recuperação e revitalização dos mesmos e instalá-los novamente nos locais. Ao todo, Penápolis conta com 16 painéis históricos instalados em pontos do centro da cidade, que apresentam o aspecto dos locais no início da história do município. 
O Museu Histórico e Pedagógico desenvolve um projeto chamado “Tour Histórico Cultural”, levando os alunos e demais grupos para um passeio monitorado nesses principais pontos históricos da cidade. O objetivo é mostrar as mudanças que ocorreram ao longo de mais de 100 anos de história de Penápolis, e ao mesmo tempo resgatar imagens históricas que colaboram para manter viva a memória dos primeiros habitantes.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Luiz Colevatti, foram retirados 8 painéis históricos, que estavam bastante danificados pela ação do tempo. 
“Esses painéis estavam muito deteriorados, com a imagem e o texto explicativo manchados e portanto, não cumpria mais sua função indicativa. Por isso retiramos apenas os que estavam comprometidos para recuperá-los”, explicou o secretário. 
Os demais painéis que estão em boas condições continuaram instalados nos locais, pois eles ajudam a orientar a população sobre a importância do prédio histórico à sua frente e auxiliam os grupos que fazem o tour histórico. 
Segundo afirmou a diretora do Museu Histórico, Alessandra Jorge Nadai, o tour histórico não será prejudicado com a ausência dos painéis que foram temporariamente retirados. “Vamos dar continuidade ao cronograma de visitação, afinal, o tour é monitorado e todos os pontos serão visitados, com as devidas explicações históricas de cada local. A ausência dos oito painéis é provisória e em breve eles serão recolocados e estarão em excelente condições para orientar a população e os grupos visitantes”, comentou Alessandra Nadai. 
O secretário de Cultura, Luiz Colevatti, esclarece que será necessário conseguir patrocínio para a revitalização dos oito painéis históricos que estão deteriorados. Portanto, os empresários interessados em contribuir com esse projeto devem entrar em contato com a Secretaria de Cultura, localizada na Praça 9 de Julho, 150 – fundos.

Indicação
A Secretaria de Cultura também formata outro projeto de identificação, desta vez, dos equipamentos culturais, como museus, teatros, Casa de Cultura, entre outros. A identificação será realizada através de placas instaladas em frente aos locais e também placas de sinalização de trânsito, com setas indicativas mostrando o caminho para  chegar a esses equipamentos culturais. A Secretaria de Cultura também busca patrocínio para a realização desse projeto, que compreende a aquisição das placas indicativas e de sinalização. 

 

Confira os locais dos painéis históricos:

* Praça 9 de Julho/Museu Histórico (Antigo Paço Municipal) – retirado provisoriamente para revitalização 
* Estádio Municipal Tenente Carriço – retirado provisoriamente para revitalização
* Av. Bento da Cruz com a rua Irmãos Chrisóstomo (Casa Lacava) – retirado provisoriamente para revitalização 
* Museu do Sol (Clube Penapolense)
* Mercadão Municipal (1º Jardim Público)
* Unisam – Saúde Mental (2ª Estação Rodoviária)
* Estação Ferroviária – retirado provisoriamente para revitalização 
* Bazar Barateiro (1ª Câmara Municipal)
* Santuário São Francisco de Assis – retirado provisoriamente para revitalização 
* Casas Bahia (Hotel Soares)
* Banco Santander/Banespa (Cine Teatro Avenida e Cine São Benedito)
* Correios (1ª Estação Rodoviária) – retirado provisoriamente para revitalização 
* Praça Dr. Carlos Sampaio Filho
* Cine Lúmine (Cine São Joaquim) – retirado provisoriamente para revitalização 
* Igreja Nossa Senhora Aparecida
* 1ª Casa de Penápolis – retirado provisoriamente para revitalização 

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade