Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

13/12/2006

Secretaria de Cultura e blocos discutem detalhes do Carnaval

Para manter a tradição do Carnaval em Penápolis ocorreu na última semana uma reunião entre a Secretaria Municipal de Cultura da cidade e representantes dos blocos carnavalescos e escolas de samba locais. Na ocasião foram discutidos diversos assuntos relacionados ao evento no próximo ano de 2007. O tema escolhido para o ano que vem é “Brinque na Avenida: Carnaval...Festa do Povo”.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Joaquim Alberto Fernandes, o Beto, o evento será cheio de inovações. Para isso uma pesquisa está sendo feita junto à população para saber qual a opinião sobre o local ideal para realização do Carnaval 2007. “Os locais em questão são a avenida João Antonio de Castilho, conhecida como Marginal Santa Leonor, ou a avenida João Fattori, no trecho localizado ao lado do projeto Incubadora.

Quem quiser pode sugerir outro local de sua preferência” – contou Beto. “No momento a urna para a votação do público está na Biblioteca Pública Municipal Profº Fausto Ribeiro de Barros, mas logo estará disponível no evento Natal Cultural, que será realizado no próximo final de semana na praça 9 de Julho” – informou o secretário.

 

Sexta-feira

O Carnaval 2007 vem com a proposta de resgatar a comemoração na sexta-feira. Assim sendo teria início na sexta-feira, com desfiles de blocos. “No sábado as escolas de samba desfilariam, e no domingo haveria a continuação do desfile dos blocos; na segunda-feira à tarde faríamos a apuração e à noite o seria realizado o desfile dos blocos e escolas de samba campeões. Finalizando, na terça-feira seriam reprisados os blocos e escolas vencedores” – sugeriu Beto Fernandes.

“A apuração em 2007 será diferente, pois serão separados blocos e escolas de samba. Os blocos poderão usar fantasias ou apenas camiseta e as escolas de samba terão que apresentar samba enredo, ala das baianas e bateria” - acrescentou. Neste Carnaval 2007 o Centro Cultural estará fazendo uma assessoria técnica para ajudar o blocos e escolas, fazendo oficinas e dando orientação e acompanhamento para todos. Os blocos e escolas que não participaram da reunião com a Cultura na semana passada poderão procurar a secretaria para se inteirar dos assuntos definidos no encontro.

 

Origem

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam água, ovos e farinha uma nas outras.

O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado a liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval. Ele chegou ao Brasil por volta do século 17 e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias.

Personagens como a Colombina, o Pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao Carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade