Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/03/2012

Secretaria de Agricultura fornece composto orgânico para Hortas Comunitárias

Secom-PMP
Detalhes Notícia
O material triturado é amontoado em leiras para acelerar o processo de compostagem orgânica

Além da entrega dos kits de sementes para as famílias participantes do projeto Horta Comunitária, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente faz o fornecimento de adubo e composto orgânico gerado através da trituração folhas e galhos de árvores.
De acordo com o secretário de Agricultura, Lucas Torrezan, somente nestes três primeiros meses de 2012, já foram entregues mais de 120 toneladas de composto orgânico nas Hortas Comunitárias. “Além da Prefeitura oferecer toda a infra-estrutura  nas hortas, fazer a entrega das sementes e dar apoio técnico, também ajudamos no preparo do solo, com a distribuição de abudo e composto orgânico. Por isso que as famílias colhem verduras e legumes o ano todo nas hortas comunitárias”, destacou Lucas Torrezan.
A produção do composto orgânico destinado às hortas comunitárias é feito por meio de parceria da Secretaria de Agricultura e do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) que possui uma máquina trituradora para esse serviço.
Todos os resíduos da poda de árvores efetuada pela Secretaria de Agricultura são levados para o aterro Sanitário do Daep. Lá as folhas e galhos de árvores passam pela trituradora e são amontoadas em leiras. Essa leiras são umedecidas e revolvidas frequentemente para acelerar o processo de compostagem. “Em pouco tempo esse material se transforma em composto orgânico que é distribuído nas hortas comunitárias”, explicou o Secretário de Agricultura.
Dessa forma, além de beneficiar o Daep e a Secretaria de Agricultura, a parceria entre os dois também favorece a preservação do meio ambiente. “Ao produzir o composto orgânico com o material proveniente da poda de árvores, diminuiu a quantidade de lixo que chega ao aterro sanitário, aumentando seu espaço útil. E ao mesmo tempo, o composto orgânico que não é lixo, se torna perfeitamente reutilizado nas hortas comunitárias”, concluiu o secretário Lucas Torrezan.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade