Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/06/2013

Secretaria da Saúde esclarece caso de Gripe A

A Prefeitura de Penápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde esclarece a população a respeito dos comentários originados na cidade referentes à morte de um rapaz de 31 anos, no último domingo, ocasionada por complicações do vírus Influenza A (H1N1), popularmente conhecida como Gripe Suína ou Gripe A. Tal afirmação é precipitada, pois não existe resultado de exame específico que pode confirmar a causa da morte.

O paciente esteve internado na Santa Casa de Penápolis em tratamento de uma pneumonia grave e foi transferido no último sábado, 01, para Araçatuba, vindo a falecer no domingo, 02 de junho, na Santa Casa de Araçatuba. O resultado do exame ficará pronto em aproximadamente 20 dias e portanto, antes disso não é possível afirmar que a gripe A tenha sido a causa do óbito. É necessário aguardar o resultado do exame que vai diagnosticar a causa da pneumonia.

O rapaz possuía familiares no município vizinho de Barbosa e de acordo com conhecidos, há algum tempo residia na zona rural de Penápolis, por motivo de trabalho.

 

Suspeitos

Além desse rapaz que infelizmente veio a óbito e que ainda não é possível afirmar se foi por complicações do vírus H1N1, Penápolis registrou mais três casos suspeitos da doença desde o início do ano.

Os três casos suspeitos foram identificados no final do mês de abril, sendo que apenas um paciente teve o exame confirmado para gripe A, e os outros dois foram negativados. Portanto, até o momento, Penápolis possui apenas um caso confirmado de gripe suína. Com relação ao caso positivo, o paciente recebeu o tratamento, evoluiu bem e encontra-se restabelecido em sua residência há mais de 15 dias, em condições normais de saúde. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Alex Marques Cruz, não há motivos para alarde da população. "Penápolis possui apenas um caso confirmado de gripe A, cujo paciente já se recuperou e está bem, em sua residência. Não temos nenhum caso de óbito pela doença confirmado. A única preocupação que devemos ter é com as medidas de higiene que precisam ser tomadas para evitar o contágio", ressaltou o secretário.

 

A doença

Os sinais e sintomas da gripe suína são semelhantes aos da gripe comum, tais como febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dor na garganta, fraqueza. Entretanto, diferentemente da gripe comum, ela costuma apresentar complicações em pessoas jovens. Ter hábitos de higiene regulares, como lavar as mãos, é uma das formas de prevenir a transmissão da doença. Além disto, deve-se evitar o contato das mãos com olhos, nariz e boca depois de tocar em superfícies, usar lenços descartáveis ao tossir ou espirrar, evitar aglomerações e ambientes fechados e ter hábitos saudáveis como hidratação corporal, alimentação equilibrada e atividade física.

Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade