Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/09/2010

Secretário Sidney visita unidades de saúde e viabiliza melhorias

Detalhes Notícia

Desde que assumiu a Secretaria Municipal de Saúde, o psicólogo Antônio Sidney Marques busca se inteirar dos procedimentos da pasta e diariamente tem visitado todas as unidades de saúde do município, com o objetivo de conhecer os funcionários, instalações e detectar os problemas a fim de solucioná-los rapidamente.
As visitas do secretário Sidney tem sido acompanhadas pelo gerente operacional da Avape em Penápolis, Emanuel Coelho, uma vez que a Avape - Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência assumiu a gestão do Programa Estratégia de Saúde da Família no município, antigo PSF, e se encarrega por reorganizar este  Programa que apresentava algumas falhas.
Em cada unidade visitada, o gerente operacional da Avape reúne a equipe de profissionais para apresentar o novo secretário de Saúde. “São visitas técnicas, em que o secretário tem a oportunidade de conhecer os funcionários e as necessidades de cada unidade de saúde”, explicou Emanuel Coelho.
Não é só a rede básica de saúde que está recebendo atenção especial da Secretaria e Avape. Sidney e Emanuel também visitaram todos os setores do Cisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde), como a Clínica de Especialidades, Unisam, Caps, Laboratório Adolfo Lutz e a UAC. Esse trabalho de atenção secundária, que conta com profissionais especialistas, contribui na recuperação e reabilitação da saúde dos pacientes.

Pronto Socorro
De acordo com o secretário Sidney Marques, o problema de falta de médico no Pronto Socorro está sendo solucionado. “A dificuldade de encontrar médico plantonista não é sentida apenas em Penápolis, mas em toda a região”, esclareceu. Sidney adiantou que a Secretaria de Saúde está tentando viabilizar uma co-gestão do Pronto Socorro com a Santa Casa. “Dessa forma, conseguiremos fazer a admissão mais rápida de médicos, melhorar os salários e consequentemente haverá mais agilidade no atendimento à população”, elencou as vantagens.
Sidney comentou ainda que o trabalho da Avape, incluindo as visitas dos agentes, visa fortalecer as unidades básicas de saúde (postinhos), o que consequentemente vai desafogar a demanda do Pronto Socorro. “Quero ressaltar que essas medidas já vinham sendo discutidas antes de eu assumir a secretaria, então, estou dando continuidade a esse projeto, que deve ser implantado em breve”, disse.

Unidades Básicas
Ao assumir a gestão do Programa Estratégia de Saúde da Família em Penápolis, a Avape precisou fazer um trabalho de base nas  unidades de saúde. Todo o Programa precisou ser reorganizado, com o apoio da Secretaria de Saúde. Agentes comunitários e enfermeiros passaram por curso introdutório e no próximo mês, será realizado um curso específico em Saúde da Família, com todos os funcionários (agentes, enfermeiros e médicos).
Além da capacitação dos profissionais, a Avape também investirá na melhoria do espaço físico das unidades, como reparos no prédio, pintura e placas de identificação nas salas. De acordo com o cronograma, as primeiras unidades que receberão essas melhorias são os postinhos do Jardim Planalto e Cidade Jardim, cujas estruturas estão abaladas, necessitando de reparos imediatos.

Secom – PMP

Foto: Secretário Sidney e Emanuel, da Avape, em reunião com os funcionários do Cisa, Tiago Hidalgo, Gilmar e Regiane

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade