Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/11/2014

Secretário de Estado Rogerio Hamam se emociona com coral de alunos na APAE

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Na Apae de Penápolis, as crianças da entidade cantaram para o Secretário de Desenvolvimento Social

DA REPORTAGEM

O Secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Rogerio Hamam, esteve na tarde de ontem (06) em Penápolis participando da inauguração simbólica da Residência Inclusiva, serviço executado pela APAE. Ele foi recebido pela diretoria da instituição, pelo presidente Fernando Borges, diretora Yara de Lima, e secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Tania Pinheiro. Também estiveram presentes o Prefeito Célio de Oliveira, o presidente da Câmara de Vereadores, Caíque Rossi  e a diretora da Diretoria Regional de Desenvolvimento Social de Araçatuba, Martha Pimenta.
Um grupo de alunos da APAE homenageou o Secretário Rogerio Hamam, cantando algumas canções, emocionando-o, bem como a todos os presentes. Ele conheceu os diversos projetos desenvolvidos naquela entidade, cumprimentando os alunos que demonstravam muita alegria ao abraçá-lo.   
Em seguida, deixou o local, acompanhado por uma comitiva dirigindo-se à Residência Inclusiva, outro projeto executado por uma equipe multidisciplinar da APAE, que acolhe provisoriamente, até 10 pessoas acima de 18 anos com deficiência mental, cuja convivência promove o desenvolvimento de capacidades adaptativas à vida diária, autonomia e participação social. Além disso, atua também em articulação com os demais serviços da rede assistencial para garantir a inclusão dos residentes na sociedade. Este serviço é cofinanciado pelos governos federal, estadual e municipal, com a gestão dos recursos financeiros e supervisão da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.  

Serviço de Acolhimento a Crianças e Adolescentes
Finalizando sua estada em Penápolis, Rogerio Hamam conheceu o Serviço de Acolhimento a Crianças e Adolescentes, também coordenado pela APAE. 
O presidente da Apae, Fernando Vieira Borges, explicou que esta casa funciona como um lar provisório para crianças e adolescentes de ambos os sexos, sob medida de proteção, e em situação de risco pessoal e social, cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. “Atualmente as crianças estão em um novo espaço, mais amplo, com mais conforto e que oferece melhores condições de trabalho para a equipe que promove o desenvolvimento destas crianças”, afirmou Borges. “Receber Hamam e apresentar-lhe os projetos  da entidade é motivo de orgulho, pois é a primeira vez que um Secretário de Estado vem a nossa entidade, e mostrar para ele a capacidade de trabalho, nossa equipe de profissionais, e os avanços obtidos pela nossa entidade é algo que nos orgulha muito, pois nos coloca como referência”, enfatizou.
Rogerio Hamam, ressaltou que faz questão de conhecer o trabalho realizado nas Residências Inclusivas por isso se mostrou bastante interessado em conhecer o Serviço de Acolhimento desenvolvido em Penápolis. “A região possuía apenas duas Residencias Inclusivas, em Araçatuba e Birigui, e há um ano Penápolis inaugurou a sua unidade. O trabalho realizado nestas unidades são fundamentais para estas pessoas que precisam realmente ser incluídas na sociedade, e é fundamental conhecer a forma de atuação deste serviço, por isso faço questão de acompanhar de perto tudo isso”, disse. 
Para ele, a fase inicial de funcionamento desta Residência é fundamental para que o local ganhe melhorias. “Esta é uma fase onde se identifica as pessoas que necessitam deste atendimento, por isso a dedicação desta equipe de gestores que temos em Penápolis é muito importante para que o atendimento cresça cada vez mais. Estou muito satisfeito com o que vi aqui e tenho certeza que muitas melhorias poderão ser feitas através de parcerias do município com o estado”, finalizou. 

Avanhandava
Além de Penápolis, Hamam visitou também o município de Avanhandava para a inauguração do primeiro Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. O equipamento vai funcionar na Rua dos Gerânios, 80 – COHAB I. “O CRAS é a principal porta de acesso aos serviços sociais preventivos, bem como de programas de transferência de renda como o Renda Cidadã e o Ação Jovem. Lá, profissionais preparados atendem e acompanham as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Embora a sua reconhecida importância, muitos municípios paulistas ainda não dispunham do equipamento. Por isso, o Governo do Estado está investindo R$ 60 mil para implantação de cada unidade”, afirmou o secretário estadual de Desenvolvimento Social.
O CRAS é uma unidade pública estatal e de base territorial, localizada em área de vulnerabilidade social. Executa serviços de Proteção Social Básica, organiza e coordena a rede de serviços socioassistenciais locais da política de assistência social. Atua com famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando a orientação e o convívio sociofamiliar e comunitário.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade