Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/03/2013

Sasc e SOS fazem força tarefa para auxílio de moradores de rua

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Ações da força tarefa social foram definidas em reunião com a participação de vários setores da comunidade

Com o intuito de por fim ao problema social verificado pela nova gestão da Sasc (Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania), envolvendo pessoas que estão usando baias do recinto de exposições para moradia, será realizada a partir de hoje uma força tarefa social. Trata-se de uma ação conjunta com o SOS (Serviço de Obras Sociais), que é a entidade que atua junto a este tipo de população em Penápolis.
Segundo explicações da titular da Sasc, Tânia Pinheiro, ao tomar conhecimento da situação no recinto de exposições, logo que assumiu a secretaria, ela propôs uma ação efetiva dos dois órgãos no sentido de resolver definitivamente a questão. “Não podemos permitir que pessoas vivam naquelas condições, por isso vamos unir forças nesta causa”, comentou.
Tânia contou que segundo relatos da equipe de assistentes sociais do SOS, a situação já se arrasta por algum tempo, tendo em vista que a maioria dos homens que hoje insistem em viver nas antigas baias de cavalos, resistem sistematicamente a sair de lá.
“Já foram feitas muitas tentativas de levá-los para a Casa de Estar do SOS ou encaminhá-los para clínicas de desintoxicação, porém os esforços foram em vão”, explicou a secretária.
“Independente de negarem ajuda, nós agiremos a partir de agora. Nesta terça-feira um educador social e assistentes sociais trabalharão no convencimento destas pessoas, propondo uma vaga na Casa de Estar do SOS, onde há higiene, alimentação, pouso e convivência digna, e se necessário uma internação para tratar vícios em álcool e outras drogas. Até mesmo o encaminhamento para um curso de capacitação ou uma vaga no mercado de trabalho serão buscados em conjunto para resgatar a dignidade dessas pessoas”, acrescentou Tânia.
A secretária de Assistência Social revelou ainda que existem muitos casos de pessoas que têm família, mas se recusam a voltar ao convívio, pois não querem se submeter a regras de convivência.
No processo de abordagem das pessoas que hoje vivem em baias no recinto de exposições educadores e assistentes sociais estarão acompanhados de representantes da Promotoria Pública, que inclusive irá lacrar os espaços, não permitindo que as mesmas voltem a viver lá.
A decisão de iniciar esse processo de resgate das citadas pessoas ficou acertada em reunião realizada na manhã de ontem (04) no Paço Municipal, da qual participaram representantes de diversos setores da comunidade, entre eles Sasc, SOS, Secretaria de Municipal de Governo e Gestão Participativa, Unisam (Unidade Integrada de Saúde Mental), Polícia Militar, Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) e Câmara de Vereadores.
“Sabemos que existem outros problemas semelhantes que também precisamos resolver, como por exemplo a população de rua que atualmente se concentra na praça do bairro Aparecida, entretanto daremos o pontapé desta força tarefa a partir do referido caso. Mas informamos que já existe um planejamento para auxiliarmos também estas outras pessoas”, avisou a secretária Tânia.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade