Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

09/11/2014

Saresp deverá ser aplicado para 4,6 mil alunos na região

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
A dirigente de ensino Sueli Bonfietti (dir.) e a supervisora Vera Bachiega explicam que a prova do Saresp será aplicada em toda a região de Penápolis

DA REPORTAGEM

Mais de 4,6 mil alunos de Penápolis e região do 2º, 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio, farão as provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, o Saresp 2014. Os exames ocorrem na próxima terça e quarta-feira, dias 11 e 12, em todo o Estado. Somente na região abrangida pela Diretoria de Ensino de Penápolis serão 15 escolas estaduais onde serão aplicadas as provas. Em todo o Estado, mais de dois milhões de alunos foram inscritos. De acordo com a supervisora de ensino e coordenadora de avaliação do Saresp, Vera Lúcia Bachiega Zambrosi, as escola já se prepararam para a aplicação das provas. “Foram feitos diversas reuniões com diretores, professores e representantes da Diretoria de Ensino de Penápolis sobre o Saresp. Nos encontros foram discutidos a avaliação, sua forma de aplicação e sanar dúvidas, com comentários sobre os trabalhos desenvolvidos nas escolas”, comentou. Segundo ela, os alunos também tiveram reuniões com os professores sobre o assunto com o objetivo de motivá-los a fazerem uma boa prova. “Buscamos abordar a finalidade desta avaliação, levando em conta a motivação dos alunos e o engajamento na busca por bons resultados, já que a prova será uma avaliação da qualidade de ensino que eles estão recebendo”, afirmou. As provas servirão para avaliar os conhecimentos em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza (Ciências, Biologia, Física e Química) e redação. Os resultados são utilizados para orientar as ações da Secretaria de Estado da Educação e integram o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp). As notas serão divulgadas no primeiro semestre de 2015. Segundo a dirigente regional de ensino, professora Sueli Aparecida Silva Bonfietti, a prova não é somente uma responsabilidade dos alunos, mas também de toda a comunidade. “Esta avaliação deve servir como um compartilhamento, onde cada um faz sua parte. Desde a escola com projetos e políticas voltadas para a melhoria da qualidade de ensino até os pais, que devem incentivar seus filhos a prestarem a prova com dedicação, ajudando na melhoria da educação”, enfatizou. Devido à nova meta de alfabetização aos sete anos, desde o ano passado as avaliações também são aplicadas para os alunos do 2º ano do ensino fundamental. O Saresp ocorre desde 1996, com a finalidade de produzir um diagnóstico da escolaridade básica paulista. As provas também são abertas à participação das redes municipais e escolas particulares, por meio de adesão. Em Penápolis serão 1.575 alunos participantes na rede estadual, enquanto 198 participarão pela escola Sesi e 19 pela Etec. Na região o número será de 1.027 somente em escola públicas do estado. Entre as municipais da região que farão a prova por adesão, serão 1.808 alunos. A rede municipal de ensino de Penápolis não aderiu ao Saresp deste ano.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade