Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/03/2008

Saresp 2007 mostra caminhos para mais qualidade na Educação de SP

A Secretaria de Estado da Educação divulgou ontem, 13, os resultados do Saresp (Sistema de Avaliação e Rendimento do Estado de São Paulo) 2007. A avaliação, de todas as 5.500 escolas estaduais, possibilita um diagnóstico preciso sobre a situação da Educação estadual paulista e mostra que em língua portuguesa houve melhora significativa, diferentemente de matemática, disciplina com pouca variação positiva e que, por isso, já vem tendo programa intensivo de qualidade elaborado pela pasta. Os dados de língua portuguesa do Saresp 2007 mostram que, em comparação ao desempenho dos alunos da rede estadual de São Paulo no Saeb 2005 (avaliação federal no Estado), todas as séries tiveram crescimento nas médias. Na 4ª do Ensino Fundamental, por exemplo, a média passou de 178 (média do Saeb 2005 em SP) para 187. Na 8ª o crescimento foi de 228 para 243. Na 3ª série do Ensino Médio houve ampliação de 254 para 263. A 6ª do Fundamental teve média de 210,4, mas não é possível a comparação porque o Saeb não avalia esta série. Em matemática a rede estadual manteve a média de 183 pontos na 4ª série e ampliou dois pontos na 8ª e na 3ª do Ensino Médio (230 para 232 e 262 para 264, respectivamente). As ações da Secretaria não param por aí. Toda a rede terá um currículo a ser seguido, com indicações das expectativas de  aprendizagem para dar base ao ensino em sala de  aula. Com os dados do Saresp é possível direcionar projetos, já neste ano. Os professores da disciplina passarão por capacitação  intensiva e as escolas com pior desempenho terão ações imediatas, com alunos em dificuldade e professores.

Alterações
A Secretaria de Estado da Educação programa uma série de alterações para o Ensino Médio. Todas foram anunciadas em 2007 e fazem parte das metas e ações do governo do Estado, mas já começam a ser implantadas neste ano. Os alunos estão, por exemplo, em período de recuperação, por 42 dias, no 1º, 2º e 3º ano. O objetivo é focar em matemática e língua portuguesa, sem deixar de lado as outras disciplinas. Todos os alunos terão neste ano um currículo a ser seguido, com expectativas de aprendizagem. Trata-se de uma base para o melhor ensino aos alunos. A autonomia das escolas, claro, continua, mas agora com uma base forte para as aulas. As mudanças não param por aí. Já a partir de abrir haverá um novo reforço paralelo para os estudantes, com foco inovador, seguindo os resultados do Saresp. Esta recuperação será importante para alterar possíveis dificuldades já durante o ano letivo. (PH)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade