Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/09/2019

Sarampo: Campanha de vacinação será de 07 a 25 de outubro

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia

A Secretaria Municipal de Saúde informa à população que a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo será realizada no período de 07 a 25 de outubro. A vacina estará disponível nas Macros I, II e III para crianças não vacinadas de seis meses a menores de cinco anos. É necessário apresentar a carteirinha de vacinação.
No dia 19 de outubro, um sábado, será realizado o Dia D de Mobilização Nacional, com vacinação em todas as unidades de saúde. Segundo o enfermeiro do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira Almeida, a vacinação voltada às crianças leva em conta o maior risco de desenvolver complicações. “O Ministério da Saúde priorizou as acrianças pois os casos registrados de sarampo no país foram, em sua maioria, nesta faixa etária. As crianças menores de 5 anos também apresentam maior risco de desenvolver complicações”, explicou o enfermeiro. 
A meta da campanha é vacinar 95% do público-alvo, impedindo novos casos da doença. Para se vacinar, pais e responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação para avaliação e registro das imunizações. 
 
Segunda etapa
No período de 18 a 30 de novembro, será realizada a segunda etapa da Campanha. Serão vacinados jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos. O Dia D com vacinação em todas as unidades de saúde será realizado em 30 de novembro.  “Segundo o Ministério da Saúde, nesta faixa etária foram registrados um número expressivo de casos de sarampo, por isso, a vacinação deste público. Na campanha de vacinação, será utilizada a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola”, destacou Almeida.

Sarampo
Segundo o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do quadro, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano.
Atualmente, Penápolis registra dois casos positivos não autóctones, ou seja, contraídos em outro município. Outros quatro casos estão em investigação epidemiológica.
Entre os principais sintomas do sarampo, estão febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, mal-estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

Secom - PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade