Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/02/2007

Santa Cecília: Antigo bairro abriga cinturão verde da cidade

Detalhes Notícia

O Santa Cecília é um dos mais antigos bairros de Penápolis e destaca-se por abrigar o cinturão verde da cidade. 

Fundado há cerca de sessenta anos, o bairro é dividido pela via de acesso sargento Luciano Arnaldo Covolan. Tanto para os moradores que estão situados na área que antecede a via, como os que moram na única rua que a transpõe, a Nely Jorge Colnaghi, poucos são os problemas do local.

Segundo Tatiane Fabiano, que reside na parte do bairro que ultrapassa a pista, o local é tranqüilo. A rua onde reside, segundo Tatiane, foi formada por sua avó, Domicilia Garpar Fabiano, que adquiriu a área e, com o passar dos anos, foi vendendo os lotes. “Minha única reclamação é sobre um bueiro defronte minha casa que, em dias de chuva forte, não suporta a quantidade de enxurrada e transborda, invadindo o quintal e as hortas localizadas às margens do córrego Maria Chica”, observou a moradora.  

Já Tatiane Aparecida Milan Gonçalves, residente no bairro há três anos, um terreno baldio, cuja maior parte pertence à Prefeitura Municipal, é o principal incômodo dos moradores. Já para Geni Almeida, o fato de não haver uma passarela sobre a linha férrea obriga os estudantes, em especial crianças, a terem de escalar dois barrancos para chegar até o bairro Cidade Jardim, onde ficam as escolas. Para facilitar, os próprios moradores improvisaram uma escada em cada um dos barrancos. Caso não queiram utilizar este caminho, que somente pode ser feito a pé, a solução é seguir até a citada via de acesso, transpor o viaduto sobre a linha férrea e adentrar o bairro. “Poucos utilizam este caminho, já que o trajeto fica muito longo”, afirmou Geni. Devido à proximidade com o centro comercial da cidade e Supermercado Super Amália, os moradores afirmam estarem bem servido quando o assunto é padaria, açougue e mercado.

 

Cinturão verde

O bairro, por estar próximo ao Córrego Maria Chica, se tornou tradicional na cidade por manter um longo cinturão verde, formado por hortas e mantidos por dezenas de produtores. Os canteiros são plantados tanto na forma comum quanto em estufas. Segundo os produtores consultados, a produção é comercializada em feiras livres e também revendida aos supermercados.

Devido as constantes chuvas que assolaram a cidade no último mês, a produção foi afetada e bastante reduzida. Isto provocou um aumento considerável nos preços das verduras e legumes. (SRF)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade