Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/06/2014

Santa Casa: Vereador reforça proposta para criação de Casa de Apoio

Imprensa/Câmara
Detalhes Notícia
Proposta do vereador Joaquim da Delegacia proporciona atendimento a acompanhantes de pacientes da Santa Casa sem gerar despesas para o hospital

A Câmara Municipal aprovou segunda-feira requerimento de autoria do vereador Joaquim Soares da Silva, o Joaquim da Delegacia (PDT), na defesa de implantação de uma Casa de Apoio na Santa Casa de Penápolis. 
A proposta foi apresentada no início do ano pelo pedetista à direção do hospital após pesquisa sobre o serviço desenvolvido na Santa Casa de Lins. A Casa de Apoio tem objetivo principal de atender aos acompanhantes dos pacientes. Joaquim da Delegacia já se reuniu com a direção da Santa Casa de Penápolis para discutir o projeto e aguarda resposta sobre o atendimento. Segundo ele, a implantação e funcionamento da Casa de Apoio não geram despesas para o hospital. “A Santa Casa só precisa disponibilizar um espaço. A estruturação e manutenção acontecem através de doações e trabalho voluntário”, diz Joaquim da Delegacia.
O vereador José Santino, o Zezinho Leiteiro (PT), opinou que a proposta de Joaquim da Delegacia terá resultados muitos positivos com sua efetivação. “O custo é zero para a Santa Casa, só precisa do espaço”.
O vereador Zeca Monteiro (PT), também manifestou apoio à criação da Casa de Apoio. “Tem espaço, tem os voluntários. Devemos avançar na discussão com os dirigentes da Santa Casa e fazer a parceria”.

Experiência
Na Santa Casa de Lins, a Casa de Apoio Irmã Dulce, criada há 14 anos, funciona diariamente, das 8h às 18h. A unidade conta com cozinha, copa, sala, quarto, banheiros e dispensa para alimentos. Todo o atendimento ocorre através de voluntários e doações. Os acompanhantes dos pacientes têm no local disponibilidade de lanche, bolo, bolachas, café, duas camas para descanso e chuveiro. O projeto registra atendimento a aproximadamente 700 pessoas por mês. De acordo com as voluntários Nair Cardoso de Lima e Rosilene Luiza de Souza Santos, o serviço da Casa de Apoio Irmã Dulce também abrange parte dos pacientes da Santa Casa de Lins, através de auxílio aos quem têm dificuldades de se alimentar sozinhos. O trabalho, que ainda conta com produção e distribuição de fraldas, possui 60 voluntários, numa divisão que dá 2 horas semanais de atendimento por colaborador. Os voluntários são uniformizados e identificados por crachás.

Imprensa/Câmara

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade