
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
19/06/2014
Santa Casa: Vereador reforça proposta para criação de Casa de Apoio

A Câmara Municipal aprovou segunda-feira requerimento de autoria do vereador Joaquim Soares da Silva, o Joaquim da Delegacia (PDT), na defesa de implantação de uma Casa de Apoio na Santa Casa de Penápolis.
A proposta foi apresentada no início do ano pelo pedetista à direção do hospital após pesquisa sobre o serviço desenvolvido na Santa Casa de Lins. A Casa de Apoio tem objetivo principal de atender aos acompanhantes dos pacientes. Joaquim da Delegacia já se reuniu com a direção da Santa Casa de Penápolis para discutir o projeto e aguarda resposta sobre o atendimento. Segundo ele, a implantação e funcionamento da Casa de Apoio não geram despesas para o hospital. “A Santa Casa só precisa disponibilizar um espaço. A estruturação e manutenção acontecem através de doações e trabalho voluntário”, diz Joaquim da Delegacia.
O vereador José Santino, o Zezinho Leiteiro (PT), opinou que a proposta de Joaquim da Delegacia terá resultados muitos positivos com sua efetivação. “O custo é zero para a Santa Casa, só precisa do espaço”.
O vereador Zeca Monteiro (PT), também manifestou apoio à criação da Casa de Apoio. “Tem espaço, tem os voluntários. Devemos avançar na discussão com os dirigentes da Santa Casa e fazer a parceria”.
Experiência
Na Santa Casa de Lins, a Casa de Apoio Irmã Dulce, criada há 14 anos, funciona diariamente, das 8h às 18h. A unidade conta com cozinha, copa, sala, quarto, banheiros e dispensa para alimentos. Todo o atendimento ocorre através de voluntários e doações. Os acompanhantes dos pacientes têm no local disponibilidade de lanche, bolo, bolachas, café, duas camas para descanso e chuveiro. O projeto registra atendimento a aproximadamente 700 pessoas por mês. De acordo com as voluntários Nair Cardoso de Lima e Rosilene Luiza de Souza Santos, o serviço da Casa de Apoio Irmã Dulce também abrange parte dos pacientes da Santa Casa de Lins, através de auxílio aos quem têm dificuldades de se alimentar sozinhos. O trabalho, que ainda conta com produção e distribuição de fraldas, possui 60 voluntários, numa divisão que dá 2 horas semanais de atendimento por colaborador. Os voluntários são uniformizados e identificados por crachás.
Imprensa/Câmara
CIDADE E REGIÃO
Homem tenta invadir casa de policial e é baleado nas pernas
CIDADE E REGIÃO
Tentativa de feminicídio: mulher é ameaçada e ferida pelo marido
CIDADE E REGIÃO
Tragédia: ao fazer selfie homem cai em represa e perde a vida
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.