Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

02/11/2007

Santa Casa se empenha para recuperar Banco de Sangue

A Santa Casa de Misericórdia de Penápolis está trabalhando para que possa voltar a funcionar o serviço de coleta e transfusão de sangue através do Banco de Sangue da própria unidade, que desde 1999 está desativado.

Segundo explicou o superintendente da Santa Casa, Roberto Torsiano, o Banco de Sangue do hospital funcionava normalmente na unidade, no entanto, devido a uma reorganização determinada pela Secretaria de Estado de Saúde, ele teve que ser fechado, funcionando apenas o serviço de transfusão de sangue.

Atualmente o município depende do Hemocentro de Fernandópolis para fazer a coleta, análise e distribuição das bolsas de sangue, o que gera uma despesa mensal muito alta. “Se conseguirmos a liberação para fazermos a coleta aqui em Penápolis, o custo será bem menor, pois já fazemos a transfusão, ficando para o Hemocentro de Fernandópolis apenas a análise das bolsas”, comentou. “Além disso, a Santa Casa já dispõe de todos os materiais, equipamentos e profissionais capacitados para que volte a funcionar o Banco de Sangue”, completou Torsiano.

 

Tipagem sangüínea

Aproveitando toda a estrutura que a Santa Casa tem de um Banco de Sangue, nessa sexta-feira, 02, o Tiro de Guerra de Penápolis utilizou o local para fazer o exame de tipagem sanguínea de aproximadamente 50 atiradores. Na oportunidade, acompanhando todo o processo estava o prefeito municipal, João Luis dos Santos, o superintendente da Santa Casa, Roberto Torsiano e os sócios da empresa DenPlis, Edvaldo Luis Marques e Djalma Pontim.

O biomédico Ricardo Rigato, que realizou a tipagem sanguínea dos atiradores, explicou que o prédio passou por reformas e que em breve estará funcionando novamente. “Pedimos a colaboração da população penapolense e região em aguardar, pois nossa expectativa é que em pouco tempo estaremos atendendo e todos poderão fazer doação de sangue”, comentou.

Ricardo ainda destacou a importância da doação. “O doador que realiza este gesto de amor pode ajudar até três pessoas. A Santa Casa tem uma média de 200 transfusões de sangue por mês, por isso a importância da população penapolense colaborar doando sangue voluntariamente”, concluiu.  Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade