Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/03/2021

Santa Casa recebe capacetes de oxigenação da UEM

Imagem: Ivan Ambrósio/Jornal Interior
Detalhes Notícia
Capacetes de oxigenação foram fabricados pela UEM e entregues pelo Cimpe à Santa Casa de Penápolis

DA REPORTAGEM

O Consórcio Intermunicipal da Microrregião de Penápolis, o Cimpe, realizou mais uma ação em prol da Santa Casa de Penápolis com a entrega de cinco capacetes de oxigenação. Os equipamentos, doados pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) foram buscados pelo presidente do consórcio e prefeito de Alto Alegre, Carlinho Sussumi (MDB), na sexta-feira (26), e entregues na manhã de sábado (27). Além do prefeito de Alto Alegre, o Cimpe é composto ainda pelos chefes dos executivos de Avanhandava, Barbosa, Braúna, Glicério, Luiziânia e Penápolis.
O projeto foi desenvolvido pelos professores-doutores Luiz Cótica, Gustavo Dias e Ivair Santos, do Grupo de Desenvolvimento e Inovação em Dispositivos Multifuncionais, vinculado ao Departamento de Física da UEM, e pelo professor-doutor Edson Arpini Miguel, do Departamento de Medicina.
Segundo o prefeito de Alto Alegre, quando soube do projeto e das recomendações que o aparelho vinha tendo, se interessou por sua implantação no hospital de Penápolis que é referência para a microrregião. “Soube do projeto através de uma amiga doutora e professora na instituição, que prontamente nos atendeu para falar mais sobre o projeto e também com o intuito de ajudar nossa região”, comentou Sussumi. 
O capacete de oxigenação tem sido recomendado em muitas diretrizes como um suporte respiratório não invasivo durante a pandemia da Covid-19. Entre todos os dispositivos neste sentido, ele é o que proporciona uma menor quantidade de dispersão de partículas e contaminação do ar, podendo mitigar a falta de leitos durante o pico do coronavírus, bem como uma menor necessidade de intubação e ventilação mecânica.
Em locais em que têm sido usados, estes capacetes têm demonstrado excelentes resultados no enfrentamento da Covid-19. Pacientes com quadros de insuficiência respiratória de média gravidade, com saturação de oxigênio em torno de 70%, obtiveram sensível melhora clínica e da saturação periférica, com aumento de até 92% de saturação.
Além disso, os aparelhos asseguram mais conforto aos pacientes, contribuindo para a recuperação em situações de isolamento de coorte (separação de doentes da Covid-19 em uma mesma enfermaria ou área), com redução significativa do tempo de internação e de gastos na saúde.
O médico responsável técnico e coordenador da UTI da Santa Casa, Alexandre Damo, agradeceu a iniciativa do Cimpe em buscar mais esta alternativa em prol das pessoas que necessitem de atendimento. “É mais uma importante ferramenta que nos ajudará no tratamento dos pacientes e de evitarmos a intubação e colocação do ventilador respiratório”, destacou.
Apesar do equipamento à disposição da unidade, o médico também alertou sobre os cuidados que devem ser tomados pelas pessoas, como evitar aglomerações e redobrar os cuidados, como uso de máscaras, álcool em gel e lavar as mãos constantemente. “O movimento tem sido grande nos hospitais e a realidade é que o sistema de saúde, infelizmente, não dará conta de atender todo mundo. Os profissionais, por mais que estão se dedicando diariamente, estão esgotados. A mortalidade aumentou em todo o país e estamos diante de variantes do vírus mais graves e que se proliferam de forma mais rápida”, disse. 
Sussumi aproveitou a oportunidade para agradecer aos profissionais da UEM pela disponibilidade e contribuição, bem como aos prefeitos que compõem o Cimpe pelo empenho dedicado à Santa Casa de Penápolis e à saúde de toda a microrregião.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade