Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

01/08/2009

Santa Casa: Hospital é referência para tratamento da nova gripe na região

Detalhes Notícia

A Santa Casa de Misericórdia de Penápolis tornou-se hospital referência para as pessoas que apresentam sintomas da “Gripe Suína”, transmitida pelo vírus Influenza A H1N1. A confirmação foi feita na manhã de ontem pelo Secretário Municipal de Saúde, Arthur Andreatta e pelo administrador do hospital Roberto Bastos, em entrevista a Reportagem. Além de Penápolis, São José do Rio Preto, Bauru e Marília também são referência para o tratamento desta nova gripe. De acordo com Roberto Bastos, após uma reunião realizada ontem na DRS (Divisão Regional de Saúde) em Araçatuba, ficou decidido que a Santa Casa se enquadrava nas normas para se tornar referência na região. O administrador do hospital citou que caso a equipe médica identifique que o paciente está com os sintomas da gripe, é comunicado com a regional de saúde de Araçatuba para estar enviando o medicamento Tamiflu e o kit para fazer os exames necessários. “Esta medida foi criada para um controle de quantos casos suspeitos possa ter, bem como controlar esta pandemia”, ressalta. Para isso, uma outra ala de isolamento esta sendo preparada pela administração do hospital. “Nesta terça-feira, 04, vence o prazo para que a Unimed devolva o prédio onde funcionava o Pronto-Atendimento para assim estarmos montando uma equipe e os leitos para receber estes pacientes”, disse Roberto, no qual comentou que espera que a Unimed cumpra corretamente o prazo de entregar o prédio, para receber a demanda de 30 a 40 pacientes que esteja com os sintomas, o que será um bom suporte para a região. O juiz de Direito, Dr. José Antonio Bernardo, da 4ª Vara Judicial da Comarca, determinou que a Cooperativa entregue para a Santa Casa, o prédio onde funcionava o Pronto-Atendimento da Unimed. O não cumprimento da decisão acarretará na expedição de mandado de despejo contra a Unimed, inclusive com autorização para troca de fechaduras. No processo, o juiz entendeu que não se pode ter fechado um espaço importante para o tratamento de saúde de número indeterminado de pessoas, por simples vontade da Unimed, e, que, portanto, a Santa Casa pode utilizar o Pronto Atendimento, mesmo em que pese o fato da Unimed estar pagando o aluguel mensalmente. Na decisão, o juiz diz que “os aluguéis que vem sendo pagos pela Unimed depõem contra sua atitude em sair do local, não mais mantendo os mesmos serviços que animou a contratação”. Outra medida adotada pela direção do hospital é a restrição das visitas na maternidade em razão desta nova gripe, liberando apenas para os pais da criança, bem como palestras para as pessoas sobre os sintomas e precauções sobre a nova doença, como também aquisição de uma grande quantia de máscaras.

Unidades
O secretário Arthur Andreatta garantiu que embora a Santa Casa tenha se tornado referência no tratamento, o atendimento nos postinhos e macros de saúde será mantido. “As pessoas que terão este tratamento da nova gripe deverão estar na Santa Casa. Para isso, a pessoa deve procurar uma unidade básica de saúde na cidade, onde o médico estará avaliando se a condição do paciente exige o tratamento”, explica. Após esta avaliação, a pessoa é encaminhada para o Pronto-Socorro e em seguida para a Santa Casa, onde receberá a medicação devida, de acordo com as normas do Ministério da Saúde. Arthur lembrou que caso a pessoa apresente apenas o quadro de uma gripe normal, a recomendação é que a mesma vá para sua casa, sendo monitorada por uma equipe. “Se o paciente apresentar complicações como falta de ar, desse modo o método a ser adotado será a internação”, diz. Com isso, será colhido o material de secreção do paciente e enviado para São Paulo para ser feitos exames mais detalhados. Até o fechamento desta edição, apenas três casos estavam sendo observados, a adolescente de 17 anos que foi internada no último dia 26 no Hospital da Unimed, uma família incluindo o pai e duas filhas, sendo uma delas a universitária de 19 anos e por último uma menina de 13 que está internada desde a noite do dia 27 na Santa Casa em uma ala especial. (IA)

Foto: O prédio onde funcionava o Pronto-Atendimento da Unimed poderá receber as pessoas que apresentem os sintomas da nova gripe

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade