Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/11/2008

Santa Casa de Araçatuba já oferece exames de ressonância magnética

A Santa Casa de Araçatuba, já oferece a médicos e pacientes, exames de ressonância magnética. O método é considerado como um importante aliado para o diagnóstico de patologias e emergências em decorrência de traumatismos raquimedulares (coluna vertebral e medula).

Através de contratação da Tomoson, tradicional e conceituada empresa especializada em diagnóstico por imagem, o hospital utiliza o Magnetom Sonata 1.5 Tesla, aparelho que integra a nova geração de ressonância magnética de alto campo, desenvolvida pela Siemens.

O equipamento - único instalado e disponibilizado em hospitais públicos da região de Araçatuba- possui tecnologia que garante imagens de altíssima definição e é utilizado em exames de todo o corpo humano. Com ênfase em neurologia (detecção de tumores, infartos celebrais hiper agudos) e patologias abdominais (fígado, baço, pâncreas, rins).

O método, também é considerado, como o mais eficiente da radiologia para avaliar estruturas como meniscos, ligamentos, cartilagem e tendões.

A ressonância magnética também representa importante avanço para exames ginecológicos, em relação à tomografia computadorizada, sendo indicada em casos de massas pélvicas, anomalias congênitas uterinas complexas, localização pré-operatória de leiomiomas, controle de adenomiose e endometriose, bem como avaliação de tumores (útero, colo e ovários).

 

Centro de Diagnóstico

por Imagem

O equipamento está instalado Centro de Diagnóstico por Imagem. Trata-se de um novo setor criado no subsolo do hospital, onde estão instalados vários equipamentos da medicina diagnóstica, dentre os quais o Mult-Slice, tomógrafo de última geração da Toshiba, que capta imagens de todo o corpo humano, em três dimensões.

“Com esta estrutura, a Santa Casa passou a oferecer diagnóstico por imagem de ponta, comparado apenas aos grandes hospitais”, analisa o médico radiologista Mauro Sérgio Camargo Benez, integrante da equipe da Tomoson que atua no Centro de Diagnóstico da Santa Casa de Araçatuba. O médico destaca também, o avanço social que o convênio representa para os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). Os exames de ressonância magnética, que custam em média R$ 800,00, estão sendo realizados sem custos aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). O neurocirurgião Rodrigo Mendonça, coordenador do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Santa Casa, também enaltece a estrutura de diagnóstico por imagem disponibilizada 24 horas dentro do próprio hospital. “Para se ter uma idéia, hoje a gente solicita um exame de ressonância magnética pela manhã e a tarde já tem exame pronto. A tomografia é ainda mais rápida. O resultado sai poucos minutos após a realização do exame”.  Para Mendonça esta agilidade é fundamental para salvar vidas. Ele cita como exemplo, pacientes vitimados por traumatismo craniano decorrentes de acidentes. “O paciente que sofre uma hemorragia intracraniana, por exemplo, o período de quatro horas representa o marco para se definir os procedimentos cirúrgicos. Se operado dentro dessas quatro horas, as chances deste paciente sobreviver ou ficar sem seqüelas é muito maior, em relação a um paciente operado após esse período limite”.

 Em breve esta estrutura considerada como própria dos grandes hospitais do País, ganhará novo reforço. O provedor da Santa Casa de Araçatuba, Jaime Monsalvarga, informa que o hospital vai adquirir um Eletroneuromiófrafo, equipamento que será utilizado para o diagnóstico de doenças neuromusculares.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade