Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/01/2016

Sandra Paro: Artista doa quadro em mosaico para Museu de São Francisco

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Secretário de Cultura, Luiz Colevatti (esq.) recebe o quadro em mosaico da arquiteta e artista plástica, Sandra Paro

O município de Penápolis recebeu nesta semana uma importante obra artística da arquiteta e artista plástica penapolense, Sandra Maria Torres Paro, que atualmente reside em Recife – PE. A artista fez a doação de um quadro em mosaico intitulado “São Francisco e a Irmã Morte”, produzido por ela, e que foi entregue ao Museu de São Francisco de Assis, instalado na 1ª Casa de Penápolis. 
A entrega do quadro em mosaico aconteceu na manhã de terça-feira, 05, quando o secretário municipal de Cultura, Luiz Colevatti, recebeu a obra das mãos da artista Sandra Paro, e juntos, assinaram o termo de doação da obra ao Museu de São Francisco. 
De acordo com o secretário de Cultura, Luiz Colevatti, essa é a primeira doação oficial de uma obra artística que o Museu de São Francisco de Assis recebe. 
“O Museu de São Francisco possui um vasto acervo com obras de artesãos penapolenses e de todo o Brasil. Porém, todas foram adquiridas pelo Museu Municipal do Folclore. Essa é a primeira doação oficial que foi documentada”, disse. 
O secretário agradeceu a artista Sandra Paro pela doação do quadro em mosaico. “O quadro ‘São Francisco e a Irmã Morte’ completa e valoriza nossa coleção permanente de obras de São Francisco de Assis, aumentando o patrimônio cultural do município e principalmente, do Museu de São Francisco, instalado na 1ª Casa de Penápolis”, comentou. 

Mosaico
O quadro em mosaico “São Francisco e a Irmã Morte” foi confeccionado no ano de 2006 pela artista musivarium, arquiteta Sandra Paro e a mosaicista Adriana Silva que utilizaram a técnica de pastilhas de vidro sobre suporte de madeira compensado naval tratada, e o tamanho do quadro é de 28 cm x 0,35 cm. 
O secretário de Cultura, Luiz Colevatti lembrou que, anteriormente, o Museu também recebeu doação de duas telas, “Santa Clara” e “São Francisco”, da professora Mariam Baracat, mas que não haviam sido documentadas.  Todas as obras da coleção permanente do Museu de São Francisco de Assis estão dispostas à visitação píblica gratuita na 1ª Casa de Penápolis, localizada na Rua dos Capuchinhos, nº  33, Jardim Primavera. 

Artista 
Diversas obras da arquiteta e artista plástica Sandra Paro podem ser apreciadas pela população penapolense na cidade de Penápolis. Além do quadro em mosaico de São Francisco doado para o Museu, a artista também é autora do mosaico existente na base do coreto da Praça Dr. Carlos Sampaio Filho e do mosaico da fonte instalada no saguão do Cine Teatro Lúmine. 
Vale lembrar que a artista plástica Sandra Paro também venceu o concurso cultural “Minha Penápolis”, promovido pela Prefeitura em 2013, com a obra “Ode a Penápolis”, uma lírica em mosaico, que atualmente integra o acervo de arte do município. 
A artista também será a responsável pela releitura da imagem de São Francisco de Assis na parede da torre da Igreja Matriz (Santuário São Francisco de Assis), cuja pintura será transformada em mosaico.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade