Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

01/05/2013

Saldos de empregos na cidade melhoram pelo 2º mês

Rafael Machi
Detalhes Notícia
O setor da indústria foi o que mais contratou durante o mês de março em Penápolis

DA REPORTAGEM

 

Nesta semana quando se comemora o Dia Internacional do Trabalhador, com o feriado de hoje, em homenagem a esses profissionais, o CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgou o balanço sobre a geração de empregos em todo o País no mês de março. Penápolis, que chegou a passar por uma crise no início do ano, quando a geração de empregos apresentou um saldo bastante negativo, agora respira melhor, o saldo em fevereiro foi de 52 novos postos, e em março pulou para 225. Para confirmar esses números o Caged apontou que Penápolis teve 633 desligamentos e 858 novos contratados, resultando em um saldo bastante positivo para a economia local. O setor da indústria foi o que mais admitiu em março, seguido pelo setor do sucroalcooleiro. Consta que as vagas para alimentador de linha de produção foram 86, 78 novos trabalhadores da cultura da cana-de-açúcar também foram contratados na cidade, o setor está sendo apontado como o segundo maior gerador de empregos durante o mês de março. Um dos dados que ganhou destaque no ranking do Caged foi a grande contratação de auxiliares de escritório, 58 pessoas tiveram suas Carteiras de Trabalho assinadas nesta função. Se por um lado, Penápolis possui setores em empresas que geraram empregos no mês de março, também existem outros que foram negativos. A função de soldador foi a que mais perdeu profissionais no mercado com 61 demissões. O setor de alimentação de linha de produção também registrou 56 desligamentos, revelando que houve grande rotatividade de mão de obra no setor. Em terceiro lugar no ranking dos que mais demitiram está o de vendedor do comércio varejista, que em março realizou 50 demissões. As informações do Caged revelam também que 108 pessoas tiveram seu primeiro emprego em carteira assinada e que o município possui hoje 4.793 estabelecimentos que geram empregos diretos.

 

Avaliação

O Secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo, Hugo Tadeu Montanari Crepaldi, avaliou como positivo os dados do Caged referentes ao mês de março e lembrou que a tendência na contratação de novas pessoas é de melhoria. "Começo de ano é complicado para qualquer empresa, os gastos são muitos. No entanto, com o decorrer dos meses as contratações tendem a melhorar, já que a economia local vai se aquecendo e as empresas ganhando condições de aumentar seus investimentos e consequentemente aumentar seu quadro de funcionários", comentou. Ele lembrou que as contratações temporárias deverão voltar a crescer. "Principalmente com a proximidade do Dia das Mães, onde o comércio aumenta o quadro de funcionários para atender a demanda. Esta deve ser uma ótima oportunidade para que a pessoa que está com emprego temporário se esforce para que a contratação definitiva seja alcançada", lembrou. Questionado sobre a dependência financeira que Penápolis possui da Usina Campestre – maior geradora de empregos na cidade – o secretário ressaltou que a oportunidade de emprego gerada pela usina é muito importante, mas que o município também precisa se preocupar com as micros e pequenas empresas do município. "Elas também geram empregos e possuem uma grande tendência em crescer, o que gera mais empregos e melhoria em nossa economia, por isso precisamos ver com bons olhos estas pequenas empresas, pois temos empresários que querem crescer e que precisarão de mão de obra qualificada, o que pode gerar uma boa parceira com a Prefeitura", ressaltou.

 

Investimento

O Parque Industrial possui hoje 107 empresas que usufruem do espaço do local que é cedido pela prefeitura, bem como a Incubadora que é ocupada por 43 diferentes empresas. Hugo revelou que um grande trabalho está sendo feito por sua secretaria com o intuito de regularizar a situação de empresários que ocupam os espaços do Parque Industrial. Segundo ele, mudanças nas leis que estão acontecendo ao longo dos anos fizeram com que registros que não eram obrigatórios para os empresários, impediam de ampliar seus espaços, já que os registros começaram a ser solicitados. "Qualquer registro que antes não era exigido e que passou a ser é motivo de impedimento para que o empresário aumente seu investimento, por isso, estamos fazendo levantamento de documentos para que tudo possa ser resolvido e o pequeno empresário cresça e gere mais empregos para nossa população", enfatizou. Outra medida revelada pelo secretário é com relação à retomada de espaços cedidos pela prefeitura e que não estariam sendo utilizados de forma correta pelos empresários responsáveis. "Existem locais que não estão sendo utilizados da forma como foi acordado, assim deixamos de usar um espaço que poderia ser emprestado para outra empresa que, de fato, geraria mais empregos. Estamos fazendo um levantamento destes galpões para que sejam cedidos para aqueles que realmente podem ajudar no desenvolvimento da cidade", explicou. Um fato que gerou a demissão de diversas pessoas foi o fechamento da empresa do setor calçadista Tip Toe, em Penápolis. Com isso, mais de 200 pessoas foram demitidas e o galpão, localizado no recinto de exposições da cidade, ficou fechado. "Isso foi um problema que tivemos e que felizmente está sendo compensado. Temos uma negociação bastante avançada com uma empresa calçadista de Penápolis que quer ampliar seus negócios e que pediu o espaço. Com a ampliação desta fábrica, cerca de 40 novos empregos serão gerados em breve", revelou Hugo.

"Quero agradecer a confiança que as pessoas estão tendo em meu trabalho e também do nosso prefeito. Estamos crescendo e juntos vamos gerar cada vez mais empregos e qualificação da mão de obra através de nosso no Instituto de Profissões. Desta forma quero desejar aos servidores municipais e aos trabalhadores penapolenses um ótimo Dia do Trabalhador", finalizou. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade