Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

22/06/2014

Saiba mais sobre o Consórcio

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Funcionário do Consórcio molha grama plantada ao redor na nascente para evitar erosões

O Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado é uma entidade jurídica criada em 1991 que congrega os municípios de Alto Alegre, Barbosa e Penápolis, com a finalidade de realizar serviços de proteção, recuperação e preservação junto ao Ribeirão Lajeado, único manancial de abastecimento público da cidade de Penápolis. 
A criação do Consórcio se deve, principalmente, ao fato de que nas últimas décadas do século 20, as áreas de matas naturais da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Lajeado foram reduzidas em mais de 90%, cedendo lugar a agricultura, cana-de-açúcar e pecuária. Estudos realizados têm apontado que o desmatamento generalizado, a devastação da mata ciliar e o uso inadequado do solo vinham provocando a erosão contínua das terras em toda a bacia hidrográfica. A deposição dos sedimentos transportados pelas águas, em consequência das erosões, vinha contribuído para o desaparecimento das áreas de baixadas e nascentes. As principais consequências dos processos de erosão e assoreamento na bacia do Lajeado eram a redução da quantidade e da qualidade de suas águas. 
O Consórcio foi criado para ajudar a combater a erosão e o assoreamento da bacia hidrográfica do Ribeirão Lajeado, através do manejo de solo, plantio de espécies nativas e manutenção destas áreas pela equipe de campo, proporcionando, assim, água em quantidade e qualidade à população penapolense.

(RM)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade