Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/07/2010

Saúde: Vigilância alerta sobre aparecimento de escorpiões

Detalhes Notícia

O Serviço de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Penápolis tem recebido nos nos últimos dias, chamadas de munícipes que encontraram escorpiões dentro de casa, nos quintais e terrenos próximos à residência. Devido a esse aumento de incidência de escorpiões, a Vigilância orienta sobre os cuidados para evitar o aparecimento desse bicho, como capturá-lo com segurança e como proceder caso alguém seja picado por um escorpião. De acordo com um pré-levantamento feito pelo agente de saneamento Henrique Scudeller, que atende esses tipos de casos, na maior parte das ocorrências, os escorpiões foram encontrados próximos a lugares que abrigam materiais de construção, como tijolos, telhas, madeiras e também locais com muitas plantas. “O escorpião normalmente se enconde nesses lugares com alta umidade, encontrando condições favoráveis para seu habitat e procriação”, explicou. O chefe de Serviço da Vigilância, Vladimir Marangoni Filho, informa que não é indicado o uso de veneno, mas sim a limpeza desses locais. “Orientamos que as pessoas mantenham sempre os quintais e terrenos limpos e movimentem de forma constante as pilhas de madeiras e tijolos para que os escorpiões não se instalem ali”, disse. “Algumas construções antigas ou de bloquinhos ou até mesmo piso de madeira, podem conter frestas que abrigam os escorpiões. Nesses casos, é necessário que os moradores tapem essas frestas, evitando a instalação e procriação desse animal”, esclareceu.

Tipos
Até o momento, foi identificado o aparecimento de quatro tipos de escorpiões em Penápolis, sendo três mais perigosos e um inofensivo, o bothriurus araguayal. Dos outros três, o tityus serrulatus, ou escorpião amarelo, é o de maior incidência, pois a fêmea consegue procriar sozinha, não precisando do macho. Também foram encontrados o tityus stigmurus e o tityus bahiensis, que é o mais raro. Vale ressaltar que qualquer pessoa que foi picada por um escorpião deve procurar com urgência uma unidade de saúde mais próxima para ser medicada. A picada pode causar dor intensa, formigamento e dependendo do local da picada, o veneno pode atingir rapidamente a corrente sanguínea.

Como capturar
Para capturar um escorpião sem correr o risco de levar uma picada, é recomendado que as pessoas coloquem um recipiente de vidro com um chumaço de algodão molhado próximo às portas da residência, de preferência no período da noite. Na manhã seguinte o escorpião estará dentro do vidro porque foi atraído pela umidade do algodão, e então o vidro poderá ser tampado, sem que a pessoa tenha contato direto com o animal. Todo caso de aparecimento de escorpiões deve ser comunicado ao Serviço de Vigilância Epidemiológica, que também dispõe de funcionário e equipamento próprio para capturar o animal. O telefone da Vigilância é o 3652.7802. Secom – PMP

Foto: O agente de saneamento Henrique captura um escorpião em uma residência

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade