Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/09/2010

SAÚDE: Vacina contra meningite C já é distribuída no município

DA REPORTAGEM

A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo disponibilizou para Penápolis as doses da vacina conjugada contra meningococo C, causador de uma das formas mais graves de meningite bacteriana. O medicamento que é gratuito, está disponível desde o ultimo dia oito, para crianças menores de dois anos, em todas as salas de vacinação da cidade. De acordo com a Secretaria do Estado, inicialmente, nos meses de setembro e outubro, serão imunizadas as crianças entre um ano, 11 meses e 29 dias de idade. Para essa faixa etária é necessária apenas uma dose da vacina. Entre os meses de novembro e dezembro serão distribuídas doses para crianças com idade entre sete e 11 meses, que deverão tomar duas doses da vacina e uma dose de reforço quando completarem um ano de idade. Já a partir de janeiro de 2011 será a vez das crianças entre três e cinco meses de idade. O enfermeiro da Vigilância Epidemiológica de Penápolis, Alexandre Pereira Almeida informou que esta vacinação não é uma campanha temporária, e sim um novo trabalho de rotina. Antes dessa medida, a vacina estava disponível na rede pública apenas para ações pontuais de controle e bloqueio de surtos de meningite causada pelo meningococo C. “A vacinação é a melhor forma de proteção contra a doença, é muito importante que as crianças tomem as doses para evitarem problemas futuros” afirmou. A vacina tem um elevado índice de proteção, chegando a mais de 90%, e conjugada contra meningococo C é normalmente bem tolerada e não apresenta reações adversas graves. Somente crianças com histórico de reação anafilática em dose anterior não devem receber a vacina.

Pneumococo
As doses da vacinação contra o pneumococo, doença que pode causar pneumonia e meningite em adultos, além de outras doenças no ser humano ainda não está disponível na rede municipal de saúde. A vacina é distribuída pela Secretaria do Estado que deve disponibilizar as doses ao município nas próximas semanas. Não há perigo quanto a doença. As pessoas podem esperar tranquilamente até que a Secretaria de Estado normalize a vacinação. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade