Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/08/2007

Saúde: Usuários do SUS reclamam de falta de atendimento

Usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), atendidos pela Clínica de Especialidades do CISA (Consórcio Intermunicipal de Saúde), estão insatisfeitos com o atendimento na unidade. Na manhã de ontem, devido à grande demanda de pacientes que ficaram no local à espera de uma vaga e não conseguiram agendar consultas, alguns deles procuraram a Redação do Diário para expressar a revolta em relação ao pequeno número de vagas, em especial para consultas com dermatologista.

Uma manicure que não quis ter seu nome divulgado informou que passou quase três horas na fila, mas que, pouco antes de chegar sua vez de ser atendida, ela, junto com um grupo de cerca de 50 pessoas, foram informados de que o total de vagas disponíveis já havia sido preenchido. “Cheguei às 6h30 no local e mesmo assim não consegui marcar minha consulta”, reclamou, “Estávamos com o encaminhamento em mãos, foram eles que agendaram a data. Mesmo sem vagas, se tivessem distribuído senhas, não precisaríamos esperar em vão”, acrescentou. Ainda segundo a manicure, as atendentes da Clínica a orientaram a retornar somente no mês de setembro, quando a consulta provavelmente será marcada para o mês de outubro.

Em contato com o CISA, o coordenador geral do Consórcio, Edivaldo Alves Trindade, informou que o episódio de ontem foi uma exceção, mas concordou que o número de vagas disponíveis para consultas dermatológicas não supre toda a demanda. Porém, ainda segundo o coordenador, a situação é provocada por dois fatores distintos. O primeiro deles é a falta de profissionais, uma vez que a única dermatologista disponível atende por prestação de serviços, o que limita o número de vagas em 135 consultas e aproximadamente 15 procedimentos ao mês. Devido aos problemas judiciais que envolvem a administração do CISA, o órgão está impedido de realizar contratações. O segundo motivo da grande demanda seria o número de casos que dispensam consultas com a dermatologista, podendo ser encaminhados, por exemplo, a clínicos gerais ou cirurgiões plásticos, mas que continuam sendo agendados. Além disso, vários pacientes marcaram retornos, o que levou ao acúmulo de pacientes. “Já observamos casos nada urgentes de pessoas que exigem a consulta com o dermatologista, mas que poderiam ser tratadas por outros profissionais ou que procuram o médico por questões estéticas”, comentou Edivaldo.

O coordenador garantiu que todos os casos serão pré-avaliados para acomodar os pacientes de acordo com as reais necessidades. “Faremos um protocolo de atendimento a ser utilizado por toda a rede”, disse.

Quanto ao problema registrado ontem, Edivaldo garantiu que as pessoas serão avaliadas para priorizar os casos de maior necessidade. “Faremos uma triagem conforme critérios estipulados pela própria médica para encaixar os pacientes”, afirmou. O coordenador disse ainda que cerca de 30 pessoas que não conseguiram o atendimento na manhã de ontem, foram orientadas a retornar em dias específicos, onde serão reavaliados.

 

Vagas

Edivaldo revelou ainda que outros problemas como este podem vir a ocorrer na unidade nas próximas semanas. Por conta do pedido de demissão de um oftalmologista, caindo para dois o número de profissionais disponíveis atualmente, provavelmente haverá disputa por vagas. “Não só oftalmologista, mas ortopedista e psiquiatra são cargos que precisaríamos preencher com outros profissionais. O mesmo acontece para cargos administrativos”, contou. “Estamos estudando a viabilidade de outras formas de contratação para que a demanda seja suprida”, concluiu o coordenador do Consórcio. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade