Classificados

VÍDEOS

Apaixonados por carros antigos se reúnem em Penápolis
Agrosoles - Bombeamento de Água por Energia Solar

SUA OPINIÃO

Você se preocupa em não compartilhar informações falsas sobre o Covid-19 em redes sociais na internet?


CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/01/2019

Saúde: Treinos físicos devem ser acompanhados por profissionais

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Not�cia
O personal trainer é quem vai auxiliar a pessoa com exercícios específicos para sua necessidade

DA REPORTAGEM

Está mais do que comprovado que a prática de exercícios físicos regularmente pode ajudar na saúde e bem estar das pessoas. Entretanto, é sempre importante ressaltar que o acompanhamento de um profissional da educação física é muito bem vindo para que a pessoa possa alcançar os resultados de forma mais rápida e expressiva, garantindo a prática correta de exercícios que, sem a devida orientação, podem gerar outros problemas ao invés de ajudar na performance da pessoa.
O personal trainer, normalmente, é o profissional mais procurado na hora de ajudar na boa prática de atividades físicas. O profissional José Roberto Lanzoni, o Spirro, por exemplo, explica que o primeiro passo na hora de procurar um personal é o de se certificar que ele seja credenciado pelo Conselho de Educação Física – CREF.  Segundo ele, diversos são os benefícios de ter o acompanhamento adequado deste profissional. 
Entre estas vantagens está o benefício de executar o exercício correto e ter alguém corrigindo cada movimento e postura diminuindo muito o risco de lesões. “Quando treinamos sozinhos negligenciamos os pesos, descanso, número de repetições e séries, ou seja, treinamos da maneira mais confortável. Já o personal trainer vai colocar você para treinar sempre próximo ou acima do seu limite”, explicou. 
Lanzoni afirmou ainda que é importante variar os estímulos, tanto metabólico como tensional, além do descanso, para manter uma periodização adequada. Para ele, isso só será possível se você tiver um personal que te oriente de acordo com seus objetivos. Outra grande vantagem do personal acaba sendo a motivação que o profissional pode te proporcionar, principalmente para aqueles que ainda precisam de uma “forcinha” para manter a rotina de exercícios. “Se você está na zona de conforto e com indisposição para treinar procure um personal trainer. Ter um compromisso com horário e alguém que estimule você a cumprir suas metas, fará com que alcance seus objetivos de forma mais rápida e segura para sua saúde”, destacou.

Cuidados especiais
O trabalho feito por um personal também pode ser aplicado àquelas pessoas que possuem a necessidade de um atendimento especial específico para o tratamento de uma doença ou para suas limitações. É o caso, por exemplo, de grávidas e idosos,  com necessidades especiais e que irão se beneficiar do treino acompanhado.
Pessoas com problemas de saúde como diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade, hérnias, artrose, fibromialgia, mobilidade reduzida, entre outros, também se beneficiam quando recorrerem a um personal trainer. “Por exemplo, no caso de pessoas com problemas cardíacos é essencial se monitorar os parâmetros de intensidade, enquanto no caso de problemas musculoesqueléticos há de fazer um controle da correção postural e da execução técnica correta dos exercícios”, afirmou.
Tantos benefícios oferecidos por um personal fizeram com que o professor Wesley Penteado Melles, de 64 anos, procurasse um profissional para lhe ajudar na prática dos exercícios físicos. Para ele, o direcionamento específico da atividade física foi o que mais lhe fez recorrer ao profissional. “Cada um tem uma ideia do que quer, um objetivo. Dentro disso, o profissional de Educação Física é quem consegue lhe orientar, de acordo com suas limitações, fazer com que você alcance este objetivo de forma mais saudável”, afirmou. 
Da mesma forma pensa a estudante Rahira Junqueira, de 25 anos. Para ela, a qualidade de vida deve ser prioridade. “O acompanhamento de um profissional proporciona uma melhor elaboração, prescrição e execução de exercícios que atendem às necessidades de cada aluno individualmente, proporcionando, não somente princípios estéticos, mas sobretudo, qualidade de vida”, destacou.

Quem quiser conhecer mais sobre os benefícios que um profissional capacitado pode oferecer dentro da Educação Física pode entrar em contato com o personal José Roberto Lanzoni, o Spirro, através do telefone (18) 99718-7214, ou através das redes sociais Facebook.com/joserobertolanzoni , ou Instagram Spirro_personaltrainer . (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2020 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.