Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/02/2009

Saúde: Secretário encara desafios e revela projetos

Detalhes Notícia

O novo Secretário Municipal de Saúde, Artur Antonio Andreata, 44 anos, concedeu entrevista ao Diário na tarde da última sexta-feira, 13, para revelar os desafios que tem enfrentado e projetos que tem implementado para melhorar a saúde pública na cidade. Casado com Rosana Melles Tonello Andreata, é pai de dois filhos: Pedro Paulo e Sara. Dentre os assuntos abordados, Artur destacou o orçamento da secretaria e a atual situação da dengue na cidade. Confira na íntegra a entrevista:

Diário: Fale-nos de sua formação acadêmica.
Artur Andreata – Sou Biólogo desde 1987, cuja formação consiste em cuidar da vida como um todo, tanto do indivíduo como a sua relação com o meio ambiente e outros organismos vivos. Tenho mestrado pela USP de São Paulo na área de Genética e doutorado pela Unesp de Botucatu.

Diário: Na sua opinião, porque o prefeito lhe convidou para assumir o cargo?
Artur Andreata – O prefeito João Luis tem uma visão assim como eu de que a saúde deve ser tratada principalmente na área preventiva, no qual envolve várias áreas como médica e enfermagem, como também medidas de controle de leishmaniose, dengue, alimentação, atividade física. É uma integração entre várias pastas para que tenhamos saúde preventiva.

Diário: Como você encontrou a Secretaria de Saúde?
Artur Andreata – A secretaria tinha alguns problemas pontuais, como Pronto-socorro e Santa Casa, que tende neste início de ano já ser sanado. Peguei o processo em andamento com estes problemas que serão solucionados na administração do prefeito João Luis dos Santos.

Diário: Quais os principais desafios à frente da pasta?
Artur Andreata – O primeiro desafio que estamos solucionando é regularizar a Santa Casa, pois tivemos alguns problemas com médicos e demais equipes que prestam serviço nesta unidade, além de ver a relação com o Pronto-socorro. São os dois locais que precisam ter um fluxo normal de atendimento para depois pensarmos nos outros pontos. O restante dos desafios está sendo solucionado, cujos projetos serão feitos nos postinhos de saúde onde se encontra o PSF (Programa Saúde da Família), para que o objetivo principal da secretaria seja atendido.

Diário: Você não tem formação na área médica. Isso pode dificultar seu relacionamento com os profissionais da secretaria, especialmente os médicos?
Artur Andreata – De modo algum. O procedimento que eles realizam já ouvi falar ou pelo menos tenho conhecimento do que possa ser. Tenho experiência como diretor da Funepe (Fundação Educacional de Penápolis), que oferece cursos das mais diversas ordens, embora eu não conheça especificamente cada especialidade desses cursos, mas o processo destes tenho conhecimento. Com isso, de modo nenhum teria dificuldade de trabalhar com estes profissionais, porque uma equipe dentro da saúde vai envolver médicos, enfermeiros, auxiliar de enfermagem, psicólogos, educador físico, nutricionista, todos estes da área biológica da qual tenho formação e uma grande visão do processo.

Diário: Você ocupa um cargo na direção da Funepe. Como será a sua rotina de trabalho na Secretaria de Saúde?
Artur Andreata – Durante o dia estarei na secretaria e algumas noites estarei na faculdade. Já deixei claro com o presidente da Funepe que dependendo do fluxo de trabalho que tiver na secretaria, em alguns momentos não poderei estar presente como, por exemplo, em viagens e alguma atividade fora de hora. Nada impede que eu possa trabalhar durante o dia na saúde e algumas noites na faculdade.

Diário: O orçamento de sua secretaria é suficiente para cobrir as despesas?
Artur Andreata – Atualmente sim. A saúde tem como incumbência dois setores, sendo o CISA que possui três sub-setores internos e outro é a própria secretaria que está envolvido os Postinhos de Saúde, Macros, Odonto e a Vigilância Epidemiológica e Sanitária. Para este grupo temos todos os recursos financeiros disponíveis, inclusive com possibilidade de aplicação de verbas. No entanto, o prefeito se dispôs desde o primeiro mandato ajudar a Santa Casa, o que fez muito bem. Por mais que o hospital não fosse municipal, sendo mantida por uma irmandade, mas vendo a situação que se encontrava, decidiu colaborar. Ainda assim ajudando mensalmente, nós temos condições de manter as despesas visto termos um limite para investir na Santa Casa, não interferindo a saúde básica que é feita nos postos.

Diário: Qual a atual situação da dengue em Penápolis?
Artur Andreata – Temos dados locais que mostram que a dengue está acima do índice de Breteau que é 1,0 em algumas regiões da cidade, sendo também constatado pela Vigilância Epidemiológica Regional de Araçatuba. Esse índice é em decorrência das chuvas, mas imediatamente tomamos as medidas possíveis. Não é somente Penápolis que apresenta este problema como também Araçatuba, Buritama e outras cidades. Logo após o carnaval, será feito um arrastão que irá atingir todos os bairros da cidade, além dos agentes comunitários estarem visitando as residências regularmente. As equipes da Vigilância Epidemiológica estão atuando mais, assim como a Sucen, visto termos casos de índice de larvas nas casas. (IA)

Foto: Dentre os desafios, o secretário informou que a prioridade é regularizar a Santa Casa

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade