Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/06/2011

Saúde reforça ações contra dengue em cemitérios

A Secretaria de Saúde de Penápolis, por meio da equipe de controle de vetores do Serviço de Vigilância Epidemiológica, vem nos últimos anos reforçando os trabalhos de prevenção e controle da dengue nos cemitérios da cidade, com o objetivo de não acumular possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
Segundo comentou o chefe do Serviço de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, o médico veterinário Vlademir Marangoni Filho, estes locais são pontos de elevado risco para a doença por possuírem jazigos com vasos ornamentais e floreiras, que acumulam água e, assim, propiciam a proliferação do mosquito. “São centenas de vasos e floreiras que se acumulam nos cemitérios e por isso são considerados pontos estratégicos”, disse.
Hoje, quinta-feira (30) tem início uma operação que envolverá a equipe de controle de vetores do Serviço de Vigilância Epidemiológica que atua no combate à dengue. Estes servidores estarão percorrendo toda a extensão dos cemitérios para verificar os vasos e floreiras e eliminar a água dos recipientes.
“As peças que não possuem orifícios de drenagem de água serão perfuradas para escoamento. Os recipientes nos quais não for possível eliminar a água haverá tratamento com larvicida”, explicou Marangoni.
Ele disse ainda que nestes tempos de seca e frio devemos intensificar as ações preventivas de saúde pública no controle da dengue, com foco para o próximo verão. “Estas ações devem ser ininterruptas, o ano todo. Com o objetivo de orientar e alertar a população solicitamos especial atenção dos munícipes para evitarem usar recipientes que acumulem água”, reforçou.

Alerta no próximo verão
Segundo Marangoni, estudos epidemiológicos e entomológicos (índice de infestação do vetor transmissor) dizem que o ano de 2011 apresenta indicadores de dengue sob controle, entretanto, é grande o risco de apresentarmos um verão 2011/2012 com alta incidência de dengue, inclusive com suas formas graves e óbitos.
“O planejamento realizado pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica na questão de controle da dengue envolve todos os servidores da nossa equipe, com foco principal nas ações educativas e saneadoras do meio ambiente. O objetivo é entrarmos no verão com menor índice entomológico possível em todas áreas e setores do município”, falou.
Em relação aos cemitérios, o Serviço de Vigilância Epidemiológica orienta à população que, na medida do possível, utilize vasos perfurados com terra ou flores artificiais para se evitar o acúmulo de água.

Situação epidemiológica
Em 2011, Penápolis apresentou até o dia 28 de junho, 25 casos positivos da doença. “A investigação epidemiológica realizada por nossa equipe, caracterizou como sendo 22 casos autóctones (infecção contraída no município) e 03 casos importados (pessoas que já vieram infectadas de outros municípios)”, finalizou Marangoni.

Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade