Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/03/2009

Saúde realiza campanha para combate da tuberculose

No próximo dia 24 comemora-se o Dia Mundial de Combate à Tuberculose; a data corresponde ao aniversário de Robert Koch, médico que em 1882 descobriu e isolou o bacilo causador da doença. Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis vai intensificar na próxima semana o trabalho de orientação à população. A medida faz parte de uma campanha de combate à doença, que é curável através de tratamento com remédios fornecidos gratuitamente pela rede pública. A campanha será desenvolvida no período de 23 a 27 de março em todas as unidades de saúde do município. A intenção é fortalecer a divulgação acerca dos sintomas e riscos da tuberculose e com isso promover o diagnóstico precoce.
De acordo com o enfermeiro do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Alexandre Almeida, durante toda a semana as equipes das unidades básicas farão o trabalho de busca ativa. “Através deste trabalho vamos procurar pessoas que por ventura apresentem algum sintoma da tuberculose e encaminhá-las para a realização do exame que comprova a existência da doença”, comentou. A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria chamada “bacilo de Koch”. A transmissão ocorre através do ar. Enfermos não tratados costumam eliminar grande quantidade de bactérias no ar ambiente tossindo, falando ou espirrando.
“Estes micróbios podem ser inspirados por pessoas saudáveis, levando ao adoecimento” lembrou o enfermeiro. Ele informou que os principais sintomas são tosse por mais de 15 dias, febre, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. “Caso a pessoa apresente estes sintomas deve procurar o Posto de Saúde mais próximo de sua casa para ser examinado pelo médico. Para confirmar se o paciente realmente tem tuberculose, o médico poderá solicitar uma radiografia do tórax e o exame do escarro, chamado baciloscopia”, explicou Alexandre. Secom – PMP
VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade