Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/04/2009

Saúde quer vacinar 8 mil idosos contra a gripe

Seguindo o calendário do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis irá realizar no próximo sábado, 25 de abril, o lançamento da Campanha de Vacinação dos Idosos contra a Gripe. A meta é vacinar 8.845 idosos, correspondentes a 100% da demanda do município.
No próximo sábado todos os postos de saúde (Macros e Postinhos) funcionarão das 08h às 17h para atender o público-alvo. Devem ser vacinadas todas pessoas a partir dos 60 anos de idade. No ato da vacinação, deve ser apresentada a carteira de vacinação.
Além das unidades de saúde que ficarão abertas durante o dia, quem quiser também poderá aproveitar alguns dos postos de vacinação alternativos, que serão montados pela Secretaria Municipal de saúde na entrada dos supermercados Big Mart, Luzitana e Amália e também em frente ao Santuário São Francisco de Assis.
Uma grande estrutura de atendimento será montada nos postos de vacinação para sejam realizadas outras ações preventivas de saúde, como por exemplo exames bucais para detecção do câncer de boca.
Apesar do “Dia D” da campanha ser no sábado, a vacinação dos idosos prosseguirá nos postos de saúde até dia 08 de maio.

Gripe na Saudade
Neste ano o Ministério da Saúde trabalha com o slogan “Deixe a Gripe na Saudade. Vacine-se”. O objetivo é estimular a vacinação nos maiores de 60 anos visando diminuir o número de internações hospitalares e óbitos pelas complicações da gripe.
Para se ter uma idéia do quanto a gripe é prejudicial aos idosos, um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis aponta que de 2004 a janeiro de 2009 houve 697 internações de idosos com pneumonia, uma das complicações mais comuns da gripe nesta faixa de idade. Isso representa um gasto de R$ 402 mil a mais para a rede de saúde. Sem contar que de 2004 a 2006 houve mais de 60 mortes relacionadas.
“Sabemos que estes números poderiam ser bem menores se o índice de adesão dos idosos à vacinação fosse maior. A rejeição por medo de uma possível reação da vacina leva a estes quadros. Por isso queremos que as pessoas se conscientizem e procurem os postos para se imunizar"” comentou o enfermeiro da Secretaria de Saúde, Alexandre Almeida.
Segundo explicou o enfermeiro, a  gripe é causada por um vírus muito instável e de grande mutabilidade, motivo pelo qual a vacinação tem de ser realizada anualmente.
“A gripe geralmente provoca febre alta, dor de garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, fraqueza e mal-estar, podendo evoluir para doenças mais graves, como a pneumonia” – falou. “A vacina diminui o risco de se contrair a doença em 90% dos casos, não provoca reações e não tem qualquer contra-indicação”, concluiu.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade