Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/02/2019

Saúde promove semana de mobilização contra o Aedes

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Foram realizadas diversas palestras em unidades básicas de saúde e escolas da cidade, entre outras atividades

No período de 11 a 16 de fevereiro foi realizada em Penápolis uma campanha de mobilização para conscientizar a comunidade dos riscos oferecidos pelo mosquito Aedes aegypti. A mobilização fez parte da Semana Estadual de Combate ao Aedes, promovida pela Secretaria Estadual da Saúde.
A Secretaria de Saúde de Penápolis promoveu atividades de orientação, panfletagem, e intensificação das visitas domiciliares para orientar moradores sobre a remoção de criadouros dos mosquitos existentes nas residências.
Houve ainda palestras nas unidades de saúde, atingindo o público que aguardava pelo atendimento na sala de espera. Nas unidades do Jardim Tóquio, Jardim Del Rey e Jardim Tropical, foram realizadas palestras educativas pelos agentes comunitários de saúde e também enfermeiros responsáveis pelas unidades básicas. 
Além de assistirem palestras os usuários receberam folhetos informativos sobre os cuidados com a limpeza dos quintais, e orientações sobre sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
Todas as outras unidades de saúde, incluindo as Macros I, II, III e IV, também participaram das ações distribuindo panfletos e intensificando as visitas domiciliares feitas pelos agentes comunitários.
Na creche municipal do bairro Cidade Jardim, e também na Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Harume Kubota da Silva, no mesmo bairro, foram realizadas palestras educativas ministrada pelos professores destas unidades, visando orientar aos pais e responsáveis.
A equipe da Vigilância Epidemiológica Municipal atuou na intensificação das visitas, com apoio da Ouvidoria Municipal, que recebe reclamações de munícipes. Neste trabalho a Vigilância Epidemiológica efetuou também diversas notificações de imóveis desabitados com possíveis criadouros de pernilongos. 
Com relação aos chamados pontos estratégicos, que recebem monitoria constante, como ferros-velhos e imóveis com grande número de recipientes, assim como imóveis especiais (creches, escolas e unidades de saúde) a equipe responsável também intensificou os trabalhos de orientação. 
A intensificação nos trabalhos de visita e as orientações são primordiais para a eliminação do mosquito transmissor das doenças. A única forma de prevenção é eliminar os criadouros, não deixando água parada, principalmente nesse período de calor e chuva que é mais propício para a proliferação das larvas.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade