Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/06/2009

Saúde prepara campanha contra a poliomielite

A Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis está lembrando a todos os pais e responsáveis do compromisso de levar seus filhos menores de cinco anos aos postos de vacinação para tomar a gotinha contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação acontece no dia 20 de junho, próximo sábado, em todo o país, no horário das 08h às 17h, com o slogam “Não dá para vacilar. Tem que vacinar”. Além da vacina contra a paralisia infantil, aquelas crianças que estiverem com o calendário vacinal em atraso deverão receber a atualização. Para tanto é indispensável que os responsáveis não esqueçam de levar a carteirinha de vacinação da criança. Segundo o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira Almeida, a meta passada pela Secretaria de Estado da Saúde é vacinar 95% das crianças menores de cinco anos. Sendo que Penápolis possui 3.047 crianças nessa faixa etária, a cobertura vacinal contra a pólio deve atingir 2.895 crianças.

Postos de vacina
A vacinação ocorrerá neste sábado, 20, das 8h às 17h, nos seguintes postos: Macro de Saúde I (Jardim Eldorado), Macro II (Centro) e Macro III (Santa Terezinha); Postinhos de Saúde da Vila Tóquio, Cidade Jardim, Vila Planalto, Jardim Pevi, Jardim Tropical, Jardim Del Rey e Sílvia Covas. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde também vai disponibilizar outro ponto de vacinação no centro da cidade, que ficará localizado em frente ao Santuário São Francisco de Assis, a Igreja Matriz. Quanto á zona rural, a Secretaria de Saúde deverá enviar equipes volantes para percorrerem os bairros.

Aplicação
A vacina da poliomielite é aplicada em gotinhas na boca das crianças, indiscriminadamente, mesmo que já tenham sido vacinadas nos anos anteriores e que estiverem com gripe, tosse, alergias ou diarréia. A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, que acomete em geral os membros inferiores (pernas), tendo como principais características a flacidez muscular e ausência de reflexos. Apesar do Brasil já ter recebido o certificado de erradicação da paralisia infantil, em virtude das ações de imunização e vigilância epidemiológica realizada nos últimos anos, o país tem um trânsito intenso entre países onde é epidêmica a poliomielite. Por isso a importância da vacinação anual. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade