Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/08/2010

SAÚDE: Penapolense participará de congresso em Fortaleza

Detalhes Notícia

DA REPORTAGEM

A penapolense Vanessa Gabriela de Jesus Perazza teve o seu trabalho científico aprovado para apresentar no IV Congresso Ibero Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde, que será realizado de 08 a 11 de setembro em Fortaleza (CE). Formada em enfermagem pela FAASP (Faculdade de Saúde de São Paulo), Vanessa que é auxiliar de enfermeira da Santa Casa de Misericórdia de Penápolis inscreveu sua pesquisa na categoria pôster, cujo tema é “A Arte de Partejar no Ambiente Hospitalar: memórias vivas de parteiras que atuaram na Santa casa entre as décadas de 1960 a 1990”. O trabalho descreve a atuação das extintas parteiras que atuaram por décadas na unidade hospitalar da cidade. “Realizei esta pesquisa para a apresentação do meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e como uma professora gostou muito, me aconselhou a inscrevê-lo para apresentá-lo neste congresso”, comentou. O trabalho conta com o depoimento de sete parteiras, incluindo sua mãe Maria Aparecida, que por mais de 20 anos exerceu esta profissão. “Elas relataram como era o cotidiano e a evolução da carreira na época. Foram dois meses de pesquisa e entrevistas com estas profissionais”, observou. Vanessa vem encontrando dificuldades para custear a viagem e apresentar seu trabalho neste congresso que acontece em Fortaleza. Ela relatou que até o momento já gastou R$ 2 mil, com o pagamento de algumas taxas referentes ao processo para a inscrição do evento. “Só a viagem, incluindo a hospedagem ficou em quase R$ 3 mil, além do transporte e alimentação que é a parte. A principio estou contando com a ajuda de meu tio e da minha mãe que me ajudarão financeiramente a custear parte destes gastos”, revelou. Quem desejar ajuda-la, pode entrar em contato pelo telefone (18) 3652-6149. “Tenho muito orgulho de ter realizado esta pesquisa e mostrar o quanto a profissão de parteira foi importante. A maior recompensa é o reconhecimento que essas profissionais recebem até hoje”, finalizou.

Congresso
O evento é promovido por um amplo conjunto de instituições envolvidas com o ensino e o desenvolvimento da pesquisa qualitativa na região Ibero-americana. Com o tema dessa quarta edição - “Diversidade de Saberes, Construção do Conhecimento e Justiça Social”, a programação contempla distintos olhares e vertentes sobre a saúde; busca aprofundar questões epistemológicas e metodológicas que desafiam a produção científica nessa tradição, ao tempo que reitera seu engajamento ético-político com o direito à saúde para todos e a construção de sistemas de saúde comprometidos com a justiça social. Além disso, ao se referirem com respeito à pesquisa qualitativa em saúde, é abordado o conjunto de vertentes teórico-metodológicas que, superando dialeticamente modelos tradicionais, volta-se para a democratização de processos, interessa-se em escutar os pontos de vista dos distintos atores sociais, preocupa-se com resultados, mas, para além da mensuração, valoriza a compreensão dos complexos processos subjetivos e simbólicos subjacentes aos mesmos. As outras edições do congresso foram realizadas em Guadalajara (2003), Madri (2005) e Porto Rico (2008), dando sequência agora no Brasil. (IA)

Foto: Vanessa teve o seu trabalho científico aprovado para apresentar no IV Congresso Ibero Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade