Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

31/03/2007

Saúde oferece tratamento homeopático contra dengue

Detalhes Notícia

A partir da próxima segunda-feira, 02, a população penapolense terá à disposição na rede municipal de saúde o tratamento complementar para casos de dengue com a utilização da homeopatia. A opção destina-se a casos de pessoas que apresentam os sintomas da doença e o tratamento será feito por dois médicos homeopatas de São Paulo, que atenderão durante um período de 15 dias no Posto de Saúde, no centro da cidade.

Na tarde de ontem, o prefeito João Luis dos Santos, a secretária municipal de saúde, Cristina Fugolin, o médico homeopata Marcos Camillo e o diretor do Grupo de Estudos Homeopáticos de São Paulo Benoit Mure, Vagner Doja Barnabé, realizaram uma coletiva com a imprensa para apresentar a nova opção de tratamento.

Para a secretária, esta ação representa a preocupação do órgão em buscar alternativas para conter a doença. "Desde que a dengue começou a se instalar em nosso município, ações como visitas casa a casa, aplicação de veneno, limpeza de terrenos e campanhas de conscientização estão sendo feitas, mas a doença não deixa de atingir a população", comentou, "Desta forma, o tratamento homeopático foi uma maneira que encontramos de implementar aquilo que esta ao nosso alcance", acrescentou Cristina.

 

Parceria

A experiência faz parte de um projeto trazido para Penápolis por Marcos Camillo que, em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, propôs uma parceria com o Grupo de Estudos Banoit Mure. Marcos providenciou ainda a captação de recursos junto à iniciativa privada, conseguindo apoio da Usina Campestre e Unifardas, além da Farma Viva, de sua propriedade, e que custeará a produção do medicamento.

 

Atendimento

O tratamento homeopático será apresentado aos que comparecerem a qualquer unidade de saúde da rede municipal com os sintomas da doença como uma opção complementar, partindo do próprio paciente a adesão ou não ao tratamento. Todos os casos serão encaminhados ao Posto Central de Saúde, onde os profissionais permanecerão durante todo o horário de expediente da unidade, das 7h00 às 17h00, para a realização de diagnósticos e prescrição da medicação homeopática. Com a receita médica, o paciente deverá comparecer até a Farma Viva, onde o medicamento será fornecido gratuitamente.

 

Fórmula

A fórmula deste medicamento será manipulada de maneira individualizada, de acordo com o histórico e os sintomas da doença em cada paciente. A medida difere de um outro projeto que a Secretaria Municipal de Saúde implantaria no município e que foi interrompido esta semana por conta da polêmica levantada na cidade de Rio Preto. Ainda que com fórmulas diferentes de medicamento, ambas as cidades pretendiam fornecer à população, em especial a quem não foi acometido pela dengue, gotas homeopáticas capazes de atenuar os sintomas caso a pessoa adoecesse. A iniciativa foi barrada em Rio Preto pela Vigilância Sanitária de São Paulo sob a argumentação de que o medicamento não pode ser aplicado sem receita médica, além da distribuição configurar fabricação em grande escala, o que é proibido na homeopatia.

Sobre este segundo argumento, o diretor do Grupo Benoit Mure afirmou que a homeopatia, além do tratamento individualizado, conta com medidas específicas de aplicação de medicamento em larga escala para casos de epidemia. "Mesmo nos casos sintomáticos, existem sim medidas eficazes com tratamento em larga escala, passíveis de aplicação a partir do momento em que um grupo pode ser considerado como portador de sintomas semelhantes", defendeu Vagner. Porém, a distribuição em massa não é permitida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), com a qual o grupo está tentando negociar a liberação deste outro tratamento. 

 

Sem sintomas

O projeto para distribuição de doses como forma de prevenção, ou seja, aos que não apresentam o sintoma da doença e que estava pronto para ser implementado em Penápolis, trata-se da fórmula China 30 CH, cuja recomendação é de duas gotas via oral, válida para 90 dias, mas a Secretaria Municipal de Saúde preferiu não tomar nenhuma medida que afrontasse as regras da Anvisa. 

"De qualquer forma, a pessoa que quiser tomar este medicamento, pode procurar a Farma Viva e receber gratuitamente a dose", lembrou o pesquisador, "A proibição refere-se apenas a realização de campanhas por parte da rede municipal de saúde", esclareceu.

 

União

Na próxima quinta-feira, 05, a partir das 10h00, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Unimed, realizará na Câmara Municipal um curso de atualização de diagnósticos da dengue, para o qual foram convidados profissionais da rede pública e particular. "Estaremos reunindo praticamente 100% da classe médica da cidade para discutirmos as formas de tratamento e diagnóstico da doença", comentou a secretária de saúde. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade