Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/03/2010

Saúde oferece tratamento homeopático contra dengue

Detalhes Notícia

DA REPORTAGEM

Nos dias 13 de março e 10 de abril a população penapolense terá à disposição na rede municipal de saúde o tratamento complementar para casos de dengue com a utilização da homeopatia. A opção destina-se a casos de pessoas que apresentam os sintomas da doença, o tratamento será feito por médicos homeopatas de São Paulo, que atenderão a comunidade. Na tarde de ontem, o secretário municipal de saúde, Arthur Andreatta, o médico homeopata Marcos Camillo e o diretor do Grupo de Estudos Homeopáticos de São Paulo Benoit Mure, Vagner Doja Barnabé, realizaram uma coletiva com a imprensa para apresentar esta nova opção. Atualmente em Penápolis foram registrados 100 casos da doença, razão pela qual o prefeito João Luís decretou estado de emergência. Para o secretário, promover mais uma vez esta ação representa a preocupação do órgão em buscar alternativas para conter a doença. “Desde que a dengue começou a se instalar em nosso município, ações como visitas casa a casa, aplicação de veneno, limpeza de terrenos, e campanhas de conscientização estão sendo feitas, mas a doença não deixa de atingir a população”, comentou. Ele destacou que desta forma, o tratamento homeopático foi uma maneira que encontraram de implementar os trabalhos que vem sendo feito pelos agentes e que estava ao alcance da secretaria. Esta é a segunda vez que se faz este tratamento complementar na cidade. Em 2007 foi realizada a primeira edição, obtendo resultados positivos com a participação da população penapolense. Dos 58.613 habitantes na época, mais de 12 mil pessoas foram “vacinadas” através do tratamento. “Isso demonstra o quanto o medicamento tem uma grande ação contra a dengue”, comentou Vagner. Os resultados são provenientes de estudos realizados no período de abril a junho de 2007. “O tratamento homeopático é o único medicamento que trata à dengue e não tem efeito colateral, pois apenas dois casos foram registrados onde as pessoas apresentaram um leve desconforto, sendo depois solucionado”, lembrou Vagner. O estudo ainda revela que das 46.431 pessoas que não fizeram uso do tratamento, 1.074 contraíram a dengue.

Atendimento
O tratamento homeopático será apresentado as pessoas que comparecerem a qualquer unidade de saúde da rede municipal com os sintomas da doença, como uma opção complementar, partindo do próprio paciente a adesão ou não ao tratamento. Os profissionais permanecerão durante o horário de expediente nas unidades de saúde, das 08h00 às 19h00, para a realização de diagnósticos e prescrição da medicação homeopática. O secretário de saúde garantiu que nesta edição não haverá demora no atendimento já que um grande número de funcionários estará à disposição nos dois dias de atendimento ao público. “É importante destacar que o atendimento será feito por médicos, conforme determina a ANVISA”, disse Vagner. Em 2007, estes profissionais atenderam em média 1.200 pessoas em um dia de mobilização. Nesta edição, a previsão é que sejam distribuídas de 30 a 35 mil doses em cada etapa.

Fórmula
Sobre este segundo argumento, o diretor do Grupo Benoit Mure afirmou que a homeopatia, além do tratamento individualizado, conta com medidas específicas de aplicação de medicamento em larga escala para casos de epidemia. “Mesmo nos casos sintomáticos, existem sim medidas eficazes com tratamento em larga escala, passíveis de aplicação a partir do momento em que um grupo pode ser considerado como portador de sintomas semelhantes”, defendeu Vagner.

Sem sintomas
Este projeto para distribuição de doses como forma de prevenção nas unidades de saúde, trata-se da fórmula China 30 CH, cuja recomendação é de duas gotas via oral, válida para 90 dias, mas a Secretaria Municipal de Saúde preferiu não tomar nenhuma medida que afrontasse as regras da Anvisa. Além de Penápolis, a cidade de Pereira Barreto também estará realizando esta etapa do tratamento complementar contra a dengue. (IA)

Foto: Diretor do Grupo de Estudos Homeopáticos de São Paulo Benoit Mure, Vagner Doja Barnabé, explicou como é o tratamento homeopático

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade