Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

13/12/2009

Saúde intensifica prevenção contra a hanseníase

A partir da próxima segunda-feira, 14, tem início em Penápolis uma campanha para intensificar o diagnóstico e o combate da hanseníase entre a população. O trabalho de atendimento nesta área é feito rotineiramente nas unidades de saúde, porém nesta semana até dia 18 a Secretaria Municipal de Saúde pretender reforçar a prevenção à doença, que é curável com tratamento adequado. Essa mobilização para divulgar os sintomas e forma de combate à hanseníase será realizada em todas as unidades de saúde (Macros e Postinhos). O intuito é divulgar a doença ao máximo entre a população para que possa haver conscientização e controle.  Segundo informou o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura, Alexandre Pereira Almeida, o objetivo é fazer com que as pessoas saibam a hora certa de procurar um médico caso apareçam os sintomas. “Toda a rede de saúde está envolvida na campanha, contando com médicos, enfermeiros, especialistas e auxiliares de enfermagem, além da equipe do Programa Saúde da Família, que dá explicações e faz recomendações sobre como o paciente deve agir”, explica. “Quem apresentar sintomas da doença será avaliado pelo médico e encaminhado para exames e o devido tratamento gratuito na rede pública se houver necessidade”, disse o enfermeiro.

O que é

A hanseníase é uma doença causada por um micróbio chamado bacilo de Hansen, que ataca normalmente a pele, os olhos e os nervos. Não é uma doença hereditária. A forma de transmissão é pelas vias aéreas: uma pessoa infectada libera bacilo no ar e cria a possibilidade de contágio. Porém, a infecção dificilmente acontece depois de um simples encontro social. O contato deve ser íntimo e freqüente. O bacilo de Hansen pode atingir vários nervos, mas contamina mais freqüentemente o dos braços e das pernas. Com o avanço da doença, os nervos ficam danificados e podem impedir o movimentos dos membros, como fechar mãos e andar.

Tratamento e Sintomas
A doença tem cura. Na primeira dose do tratamento, 99% dos bacilos são eliminados e não há mais chances de contaminação. Entre os sintomas da hanseníase estão o aparecimento de caroços ou inchados no rosto, orelhas, cotovelos e mãos. Também há o entupimento constante no nariz, com um pouco de sangue e feridas, além de redução ou ausência de sensibilidade ao calor, ao frio, à dor a ao tato. Manchas em qualquer parte do corpo, que podem ser pálidas, esbranquiçadas ou avermelhadas são indicadores da doença, assim como partes do corpo dormentes ou amortecidas, em especial as regiões cobertas. O tratamento será 100% eficiente se for levado a sério do começo ao fim. Todos os medicamentos são distribuídos pela rede pública de saúde. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade