Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/03/2013

Saúde inicia Campanha Contra a Tuberculose

A Secretaria Municipal de Saúde realiza de 04 a 17 de março a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Sintomático Respiratório, mais conhecida como Campanha Contra a Tuberculose.
Neste período, todas as unidades básicas de saúde de Penápolis farão o exame gratuito das pessoas que apresentarem os sintomas da doença. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, nos postinhos e Macros de Saúde.
Os principais sintomas da tuberculose são: tosse há mais de três semanas, emagrecimento, falta de apetite, sudorese noturna e febre. Portanto, qualquer pessoa que apresente esses sintomas, devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para fazer o exame gratuito de tuberculose.
O objetivo da Campanha Contra a Tuberculose é descobrir de forma precoce os casos da doença, favorecendo o tratamento, evitando que as pessoas cheguem a óbito e  também reduzindo a transmissão da tuberculose.
O enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira Almeida, esclarece que o paciente precisa fazer o exame de tuberculose o quanto antes para saber se está doente e iniciar logo o tratamento e também evitar a transmissão a outras pessoas. “A identificação precoce favorece no tratamento que é feito com antibióticos. O paciente deve fazer corretamente o tratamento para que o organismo não crie resistência aos remédios”, orientou.

Pulmão
A tuberculose é uma doença infecciosa que atinge principalmente os pulmões. A bactéria responsável pela tuberculose é popularmente chamada de Bacilo de Koch, em homenagem ao seu descobridor, o médico alemão Robert Koch. Na maioria dos casos, as lesões da tuberculose se localizam nos pulmões, mas a doença também pode ocorrer nos gânglios, rins, ossos, meninges ou outros locais do organismo.
A tuberculose é uma doença que deixa a pessoa muito debilitada e pode chegar a óbito se não tratada corretamente. A doença também pode tirar a pessoa infectada do convívio social devido o risco de contágio.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade