Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

08/04/2008

Saúde faz vacinação contra a febre amarela

A Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis, através do seu serviço de Vigilância Epidemiológica, tem intensificado a vacinação contra a febre amarela no município, em razão do transmissor da doença ser o mesmo da dengue, o mosquito Aedes Aegypti. Como a cidade possui grande incidência do mosquito, como constatado em recente verificação do Índice de Breteau (que mede a infestação do Aedes), a melhor forma de prevenção é a vacinação.
Desta forma, os postos de saúde estão efetuando a vacinação dos munícipes durante toda a semana, e no próximo sábado, dia 12, em esquema especial de atendimento, as unidades também vão funcionar das 08h às 17h para imunização contra a febre amarela. O objetivo é reduzir a incidência de febre amarela silvestre e impedir a transmissão urbana mediante a detecção precoce da circulação viral. O município de Penápolis encontra-se na área de transição, ou seja, perto de áreas endêmicas; esse fato, somado ao período de chuvas, aumenta a proliferação do mosquito. Neste caso a vacinação passa a ser extremamente necessária para que a população não sofra com a doença.

Quem pode se vacinar
Devem ser vacinadas todas as pessoas a partir de nove meses que ainda não receberam a vacina ou estão em atraso, sendo que sua validade é de dez anos.
É importante saber que a vacina é contra-indicada para pessoas portadoras do vírus HIV, gestantes, portadores de neoplasia maligna, pacientes que fazem quimioterapia e radioterapia, pessoas que tomam corticóides em doses elevadas e pessoas com história de manifestações anafiláticas após dose anterior da vacina ou após ingestão de ovo.

O que é a doença
A febre amarela é uma doença febril aguda de curta duração, que se estende no máximo até 12 dias. A gravidade é variável de pessoa a pessoa, podendo se manifestar em sua forma mais grave que provoca insuficiência renal e hepática, levando o indivíduo à morte. Os sintomas são febre aguda, manifestação hemorrágica com sangramento no nariz, gengiva, na urina, fezes e vômito, além de intensa dor abdominal. A prevenção da febre amarela se dá através da imunização. Toda pessoa tem que tomar a vacina da febre amarela; ela pode ser aplicada após os seis meses de idade e a validade é de 10 anos. Todos devem estar atentos a esse prazo de validade da vacina. Caso precise tomar uma nova dose, procure uma unidade de saúde e leve a carteirinha da vacinação. É importante que a pessoa que estiver com viagem marcada para as regiões que têm casos da doença registrados que tome a vacina pelo menos 10 dias antes da viagem, já que esse é o prazo para o organismo produzir anticorpos contra o vírus causador da febre amarela. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade