Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/07/2010

Saúde elimina fila para mamografia

Detalhes Notícia

O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta frequência e sobretudo pelos efeitos psicológicos que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. As estatísticas indicam o aumento de sua frequência tantos nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento.
No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres, fazendo com que a procura por exames seja elevada em várias regiões do país. Em Penápolis isso não é diferente e a Secretaria Municipal de Saúde vem buscando, ao longo dos últimos anos, soluções que amenizem a situação enfrentada pelas mulheres penapolenses que não conseguiam realizar exames preventivos em período relativamente menor.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Artur Andreatta, há pouco mais de um ano, Penápolis tinha cerca de 1.000 pessoas aguardando a realização dos exames. O fator preocupante era que essa espera não poderia se prolongar por tanto tempo. “Isso se tornou alvo de reclamações constantes por parte da população que buscava o atendimento em nossas unidades de saúde. O número de exames oferecidos pelo SUS era insuficiente comparado à demanda crescente por esse procedimento”, disse Andreatta.
Como existe o compromisso do próprio prefeito João Luís dos Santos (PT) em melhorar o setor e diminuir a demanda existente, a secretaria Municipal de Saúde passou a comprar, da rede particular de saúde, a realização de 100 exames mensais, elevando assim o número de exames realizados pelo SUS. “Com isso conseguimos diminuir de forma gradativa a fila de espera em nossas unidades”, explicou Andreatta.

Mutirão
Outro fator importante para essa diminuição foi o mutirão de mamografia realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, que atendeu um grande número de mulheres  -  incluindo as penapolenses - disponibilizando ainda o atendimento em vários municípios do Estado.
Agora, em Penápolis, a realização desse exame ocorre dentro do mesmo mês de agendamento, o que traz melhoria e rapidez no diagnóstico precoce dessa doença, além de comodidade e segurança ao usuário. Para o secretário Saúde, o esforço conjunto das várias esferas do governo permitiram alcançar esse benefício à saúde da população penapolense.
    
Quem pode fazer
O exame de mamografia é realizado em mulheres com idade acima de 40 anos e visa diagnosticar e acompanhar a causa mais frequente de câncer no sexo feminino. Descobertas precoces de cânceres mamários através da mamografia, aumentam muito as chances de um tratamento bem-sucedido. O diagnóstico e acompanhamento se dão na atenção básica à saúde, realizados pelos médicos ginecologistas nos Postos de Saúde do município.
Os sintomas do câncer de mama palpável são o nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária.  As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia.
Quando realizado por um médico, pode detectar tumor de até um centímetro, se superficial. O Exame Clínico das Mamas deve ser realizado conforme as recomendações técnicas.

Mamografia
A mamografia permite a detecção precoce do câncer por ser capaz de mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (de milímetros), sendo realizada em um aparelho de raio X apropriado. A recomendação é que o auto-exame das mamas faça parte das ações de educação para a saúde que contemplem o conhecimento do próprio corpo. O exame das mamas realizado pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde, nem o exame feito pelo aparelho de mamografia. 

Secom – PMP

Foto: O exame de mamografia é realizado em mulheres com idade acima de 40 anos e visa diagnosticar e acompanhar o câncer de mama

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade