Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

01/06/2012

SAÚDE: Dia do Desafio tem grande participação dos munícipes

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Centenas de alunos da escola Ester Eunice saíram às ruas do bairro Cidade Jardim para realizaram uma caminhada

DA REPORTAGEM

Mais de 30 mil pessoas da comunidade penapolense estiveram envolvidas na quarta-feira, 30, com o ‘Dia do Desafio’, movimento desenvolvido no Estado de São Paulo pelo Sesc, com objetivo de incentivar os moradores das cidades a praticarem pelo menos 15 minutos de qualquer atividade física.  A disputa amigável é realizada em toda a América Latina, neste ano Penápolis participou contra a cidade de Salamá, na Guatemala. Diversas escolas e entidades participaram do evento mostrando para toda a comunidade a importância dos exercícios. O comércio, indústrias e demais empresas e comunidade em geral também estiveram envolvidas. Na escola Carlos Sampaio Filho, as portas foram abertas para a comunidade praticar 15 minutos de atividades na quadra do local. No período da manhã diversos alunos, professores e funcionários pararam suas atividades e fizeram uma divertida aeróbica. De acordo com a professora de educação física Maria de Fátima Cataldi Paschoal, a prática de atividades físicas não deve ser incentivada somente em dias como este, mas principalmente durante as aulas de Educação Física nas escolas. “Este é um momento muito importante para que as crianças e adolescentes conheçam seus sistemas cardíacos e respiratórios através de atividades teóricas e principalmente na prática, motivando-os a ter uma vida mais saudável”, explicou. Segundo ela, é necessário que se façam atividades que a criança goste para que ela crie um hábito gostoso em se exercitar. “Não basta somente o professor dar a atividade, é necessário explicar o porquê daquilo, fazendo com que a criança saiba da importância da atividade e goste daquilo que está fazendo”, ressaltou. A diretora da escola, Juliana de Brito Aires Marangoni, também comentou a importância do Dia do Desafio. “É um dia de reflexão para aqueles que precisam mudar seus hábitos, lembrando-os dos perigos de uma vida sedentária, então nada melhor do que motivar os jovens nas escolas sobre atitudes mais saudáveis”, disse. Para a aluna da 3ª série do Ensino Médio, Daniela Castro Rodrigues Marques, 17 anos, o Dia do Desafio deveria ser realizado mais vezes ao ano. “É algo tão gostoso fazer atividades físicas com amigos, isso motiva os jovens e faz com que tenham uma vida mais saudável e não só voltada para as guloseimas e bebidas, acho que as pessoas deveriam colaborar mais com a própria saúde”, comentou. No total, foram mais de 1,2 mil alunos participantes na escola. Os alunos da escola Ester Eunice, no bairro Cidade Jardim também participaram do Dia do Desafio. Pela manhã eles participaram de uma caminhada por diversas ruas do bairro, convidando a comunidade para participar da festa. Eles realizaram suas atividades ao som de músicas, com o apoio da Polícia Militar. A atividade também se repetiu no período da tarde, cerca de 700 alunos participaram das atividades físicas.

Lactário
Demonstrando que a idade não importa na hora de praticar atividades físicas, 50 crianças do Lactário Dília Ribeiro participaram do Dia do Desafio. Elas dançaram ao som de músicas animadas e contaram com o apoio de um professor de educação física que brincou e passou as devidas orientações sobre as atividades dos pequenos. “É claro que tudo precisa ser limitado e feito com cuidado, afinal são crianças que tem entre um e três anos, mas é muito divertido vê-los dançando e pulando com toda a alegria”, comentou o professor Bruno César. Alguns pais também participaram das brincadeiras e animaram a tarde; no total foi registrada a participação de 60 pessoas no Lactário. Para a coordenadora Vera Anselmo de Almeida, a participação de crianças ainda pequenas em um dia como este é fundamental para incentivá-las a terem uma vida mais saudável. “Aqui elas estão aprendendo desde cedo a importância da atividade física, motivando-as para quando crescerem, se tornem jovens e adultos mais saudáveis”, finalizou. Os dados sobre os participantes do Dia do Desafio foi enviado para Sesc São Paulo através da Secretaria Municipal de Esportes de Penápolis, que aguarda o resultado final para saber quem foi a campeã este ano. (Rafael Machi) 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade