Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/12/2010

Saúde define atendimento de mamografia em Unidade Móvel

A partir do próximo dia 15, quarta-feira, a Unidade Móvel com Mamógrafo Digital do Hospital do Câncer de Barretos começa atender gratuitamente as mulheres de Penápolis, na faixa etária de 40 a 69 anos. O serviço, desenvolvido através de uma carreta que ficará disponibilizada em várias regiões da cidade, foi garantido para a cidade pelo prefeito João Luís dos Santos e o vereador Hugo Tadeu Montanari Crepaldi, após encontro com a direção do hospital na cidade de Jales. Nesta semana, a enfermeira responsável pela mobilização para sensibilização sobre o câncer de mama, do Hospital de Câncer de Barretos, Sílvia Aparecida Martins esteve em Penápolis para preparar a equipe que fará o encaminhamento das pacientes. Segundo a enfermeira Sílvia, a proposta é atender cerca de 75% das mulheres (que tenham entre 40 e 69 anos) cadastradas no Programa Saúde da Família. “Os 25 % restantes, acreditamos, são mulheres que passam por atendimento em convênios ou particulares”, disse. A enfermeira explicou ainda que os exames serão feitos somente na região de abrangência da paciente, com agendamento prévio e apresentação de cópias do CPF, RG, além do comprovante de residência e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). “Estamos disponibilizando um serviço importante para a comunidade penapolense. Vamos visitar as empresas para divulgar o programa, para que possamos atingir a meta. Nas residências as agentes do Programa Saúde da Família terão papel importante para explicar o projeto e a necessidade das mulheres fazerem os exames ”, esclareceu. Os bairros e a localização da carreta serão divulgados na próxima semana, devendo a Macro I ser a primeira unidade a receber o atendimento. O veículo especial, dotado de dois modernos mamógrafos, deverá percorrer todas as regiões da cidade, tendo como referência as unidades de saúde. A enfermeira Sílvia Martins, do Hospital de Câncer de Barretos, promoveu em Penápolis o treinamento das profissionais da área da saúde e os agentes comunitários da cidade. Um levantamento preliminar constatou que 9.382 mulheres estão em condições de fazer o exame, número que pode aumentar durante a execução do programa em Penápolis.

Campanha
No dia 15, a Administração Municipal promoverá uma grande campanha de divulgação do projeto na cidade, mobilizando a equipe do Programa Saúde da Família para informar a comunidade sobre o benefício do exame. Por se tratar de um equipamento de última geração, portanto de grande tecnologia, o câncer poderá ser descoberto numa fase bem inicial, o que deverá facilitar o tratamento. De acordo com a enfermeira Sílvia Aparecida Martins, do Departamento de Prevenção do Hospital, em casos de detecção de suspeitas ou problemas na mamografia, as pacientes serão encaminhados para o Hospital de Câncer de Barretos ou Jales. “No atendimento em Penápolis, um técnico de Radiologia fará o exame, devendo o laudo sair em duas semanas”, informou a enfermeira. O exame será aplicado apenas por mulheres, como forma de evitar constrangimentos às pacientes. Dependendo da região, o atendimento será realizado em dois horários, sendo das 8h00 às 16h00 ou entre 13h00 e 19h30, o que deverá ser divulgado posteriormente. O prefeito João Luís dos Santos destacou a proposta do Hospital de Câncer de Barretos, que inclui uma carreta totalmente estruturada com equipamentos de última geração, que vai realizar os exames gratuitamente a todas as mulheres dentro da faixa etária. Ele agradeceu o diretor do Hospital de Barretos, Henrique Prata por contemplar Penápolis com esse grande projeto, que será colocado à disposição da comunidade a partir da próxima semana. O prefeito João Luís lembrou a família Colnaghi pela doação de parte da carreta, ação reiterada pelo vereador Hugo Crepaldi, outro incentivador do projeto. Ao confirmar a previsão de que serão mais de 100 atendimentos diários, o vereador Hugo elogiou a iniciativa do hospital e demais parceiros que viabilizaram a vinda carreta. “Essa iniciativa é uma conquista do povo penapolense. Sempre atuamos nesta área e em benefício da população. Desde o tempo em que fazíamos parte do Conselho Municipal de Saúde, buscamos melhorar o atendimento nesta área”, disse o vereador. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade