Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/11/2006

Saúde: Clidimagem atende 50 mulheres no mutirão de mamografias

Durante mutirão realizado no último sábado, 25, a Clínica Clidimagem atendeu 50 mulheres que passaram pelo exame de monografia bilateral. Nas próximas duas semanas, outras cem mulheres estarão recebendo o atendimento gratuito.

Em Penápolis, a Clidimagem é o único estabelecimento participante. A iniciativa partiu da própria clínica, que aderiu à campanha lançada pela Secretaria Estadual de Saúde, que tem como objetivo diminuir ou zerar as filas, uma vez que o diagnóstico precoce é fundamental para o aumento das chances de cura do paciente. Segundo Silvana Cássia Martins, técnica em radiologia médica da Clidimagem, a adesão das mulheres foi classificada como excelente. “Apesar de não termos em Penápolis problemas como demora na realização deste exame, nossa cota, que era de 150 mulheres, foi totalmente preenchida”, contou ela.

Silvana revelou ainda que a maioria das atendidas nunca havia se submetido a exames como este. “Grande parte das mulheres tinha idade acima dos 40 anos e nunca tinham feito este exame”, disse, “Atendemos mulheres com até 91 anos de idade”, completou ela. A técnica em radiologia comentou sobre a importância da procura por uma unidade médica em busca de um diagnóstico, mesmo que a pessoa não sinta nenhum sinal da presença de nódulos nos seios. “Apesar de todo o trabalho de conscientização e divulgação, a incidência deste tipo de câncer ainda é muito grande”, alertou Silvana.

Segundo ela, muitas pessoas deixam de se consultar devido ao alto custo do exame, atualmente em torno de R$ 280,00, porém, o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece o procedimento sem nenhum custo.

Todas as mulheres atendidas pelo mutirão tiveram que apresentar pedido de exame feito pelo médico. “Esta foi a única exigência. Independente da consulta ter sido emitido por profissionais do sistema público ou particular, a campanha atendeu estes pedidos”, explicou Silvana.

O atendimento aconteceu das 8h00 às 17h00, e a emissão de laudos ficou sob a responsabilidade do médico radiologista Dr. Francisco Gomes Gonçalves.

A clínica participa da campanha desde seu lançamento, em maio do ano passado, sendo está a quarta vez em que é realizada. (AR)

 

 

Atendimento na região chegou a 281 mil

Durante o mutirão, 281 mulheres foram atendidas na região de Araçatuba e, para os próximos 15 dias, outras 809 têm o atendimento gratuito agendado. Já os dados da campanha no Estado apontam que o benefício foi oferecido a 18.450 mulheres apenas no sábado. Com a grande adesão das pacientes, a expectativa inicial de atender 40 mil pessoas passou para 100 mil, que deve ser alcançado após a conclusão dos exames nas próximas duas semanas. Este é o maior mutirão de mamografias já realizado no país. Nas três edições anteriores, foram examinadas 192 mil mulheres.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade