Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/09/2016

Saúde: Banco de Leite busca doadoras para fortalecer estoque

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Grazielle Alberton explica que o leite coletado passa por uma série de procedimentos e equipamentos para sua pasteurização, garantindo sua qualidade

DA REPORTAGEM

O Banco de Leite da Santa Casa de Penápolis está realizando campanhas para aumentar sua arrecadação mensal de leite através da doação de mães que estejam amamentado. Isso porque seu estoque está sendo considerado baixo para a grade demanda que a unidade vem tendo nos últimos meses.
De acordo com a nutricionista responsável pelo Banco, Vanessa Almeida Barbosa Pinto, é muito importante que Banco de Leite mantenha seu estoque com maior armazenagem de leite materno para que possa atender a demanda de crianças no hospital que precisam do aleitamento materno para seu fortalecimento. “O leite materno é importante para todos os bebês, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe. Com ele, o bebê se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegido de infecções, diarréias e alergias, por isso, o leite materno é fundamental nesta fase”, explicou.
Ainda segundo ela, o Baco de Leite da Santa Casa de Penápolis não atende somente o hospital, mas também fornece parte de seu estoque para outras unidades, como o Banco de Leite da Santa Casa de Araçatuba. “A demanda naquele hospital é muito grande, por isso a necessidade de que outros bancos também ajudem com doações. Além disso, muitos bebês de mães penapolenses que necessitam de um cuidado especial são transferidos para aquela maternidade e, consequentemente, acabam precisando daquele leite, desta forma também entendemos a necessidade da cooperação”, acrescentou.
Hoje, o Banco de Leite de Penápolis possui cerca de apenas 26 litros armazenados. Em agosto deste ano foram mais de 26 litros arrecadados através de seis doadoras e mais de nove litros distribuídos, beneficiando 48 crianças. Mesma média obtida no mês de junho. “Apesar de parecer que arrecadação é boa, já que arrecadamos mais do que distribuímos, ela é muito irregular. Da mesma forma que neste mês obtivemos seis doadoras, no próximo mês podemos obter apenas uma; é algo muito indefinido”, completou.
A nutricionista disse ainda que da mesma forma que a arrecadação pode variar, a distribuição do leite também é bastante variável, podendo haver mais crianças necessitadas do leite doado em um mês do que no anterior.

Como funciona?
A arrecadação de leite materno na cidade é feita através de um cadastro de mães que estão em fase de amamentação e que se dispõe a doar. Através deste cadastro, as funcionárias do banco percorrem as casas das doadoras para que possam recolher o leite armazenado em freezers ou congeladores, já que há a necessidade do leite permanecer congelado.
No Banco de Leite, o material recolhido passa por uma série de exames para garantir sua qualidade, além de ser pasteurizado. Depois disso ele é armazenado, congelado, e identificado, podendo permanecer assim por até seis meses.
No Banco de Leite de Penápolis este processo é feito ainda sobre a supervisão das técnicas em enfermagem Grazielle Murari de Almeida Alberton e Kátia de Souza Bianchini.
É importante ressaltar ainda os cuidados que a mãe deve ter ao doar seu leite. Toda mulher que amamenta é possível ser doadora de leite humano. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. Além disso, é preciso algumas precauções, como não fumar e não beber. Mulheres que tenham feito tatuagem, colocação de piercing ou transfusão de sangue só podem doar após seis meses do procedimento. O mais recomendável é que a pessoa procure o Banco de Leite na Santa Casa para obter mais informações.
A coleta da mulher que esteja amamentado pode ser feita por ela mesma em sua residência. Basta que o leite seja armazenado em um frasco de vidro com tampa de plástico (do tipo maionese ou café solúvel), retirando o rótulo e o papel dentro da tampa. É importante que o vidro e a tampa tenham permanecido por 15 minutos em água fervente para sua higienização.
A higienização da doadora e do ambiente também é importante. A coleta deve ser feita em local limpo e tranquilo. A mulher deve ainda estar utilizando uma touca ou lenço para cobrir os cabelos. Uma máscara ou fralda de pano sobre o nariz e boca também é importante para a higiene do leite coletado, além de estar com mãos e braços sempre bem lavados.
Feito isso, basta que a doadora guarde o frasco, devidamente anotado o dia e hora da coleta, em um freezer ou congelador, mantendo o leite congelado. “Toda doação é sempre muito bem vinda e ajuda no desenvolvimento de muitas crianças recém nascidas. Estamos à disposição para esclarecer dúvidas e ajudarmos no que foi preciso, bastando que a doadora nos procure na Santa Casa para seu cadastro e o início dos procedimentos necessários”, finalizou a nutricionista.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade