Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/04/2016

Saúde atualiza Boletim Epidemiológico

A Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis, através do Serviço de Vigilância Epidemiológica, informa sobre o quadro epidemiológico no município, referente aos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que podem ser causados pela Influenza A - H1N1, assim como por outros tipos de vírus.
Ao todo são 15 pacientes notificados; destes, há 1 óbito já com exame Negativo (ou seja, o óbito teve outra causa), 1 óbito aguardando resultado de exame, além de 13 casos aguardando o resultado.
Todos os exames são colhidos em Penápolis, enviados para o Instituto Adolpho Lutz de Araçatuba, que por sua vez os envia para a unidade do Instituto localizada em São Paulo. O Instituto Adolpho Lutz é o laboratório oficial da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
Segundo o médico do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis, Samir Subhi Salous, a Síndrome Respiratória Aguda Grave pode ter como causa diversos tipos de vírus.
“A doença pode ser ocasionada pelo vírus Influenza A - linhagem H1N1, assim como o Influenza A – H3N2 e Influenza B. Porém o mais conhecido e divulgado é o H1N1”, afirma.
Ainda de acordo com o médico, é importante ressaltar que entram na estatística, somente os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que passaram por internação em ambiente hospitalar.
“Os dados divulgados seguem o protocolo do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Estes órgãos determinam a coleta de exames somente nos pacientes com suspeita de SRAG quando internados em ambiente hospitalar. Por isso, para fins estatísticos, são registrados somente estes casos de pacientes internados. Isso é o que determina o Ministério da Saúde, e nós acatamos”, explica o médico.
Após diversos questionamentos da comunidade sobre casos não divulgados, o médico da Vigilância Epidemiológica, Samir Subhi Salous, buscou orientação junto à Secretaria Estadual de Saúde.
“Temos casos de pessoas com exames positivos para o vírus H1N1, colhidos em laboratórios particulares, mas que não desenvolveram a Síndrome Respiratória Aguda Grave e não foram hospitalizadas, e por isso, não integram os dados estatísticos. Quanto a estes casos, a Secretaria Municipal de Saúde aguarda uma determinação do Estado para incluí-los ou não nas estatísticas”, conclui.

Microrregião
Além de pacientes moradores de Penápolis, a Santa Casa de Misericórdia local, que é referência hospitalar para a microrregião, tem atendido também pessoas doentes de outras cidades, com os sintomas da Síndrome Respiratória Aguda Grave. Ao todo são quatro casos notificados, sendo um óbito com resultado negativo para SRAG ocasionada pelo vírus H1N1 e um óbito positivo pela doença.
Ainda há um caso positivo com alta hospitalar e outro caso com alta hospitalar, aguardando o resultado do exame.
Vale ressaltar que a vacinação contra o vírus estará disponível a partir do dia 30 de abril, seguindo o calendário do Ministério da Saúde.

Para proteger-se e evitar a transmissão do vírus, é recomendado:

* Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool;

* Jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;

* Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;

* Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;

* Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;

Secom - PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade