Classificados

VÍDEOS

Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

31/03/2011

Saúde alerta sobre epidemia de conjuntivite viral

A Secretaria Municipal de Saúde informa que todo o estado de São Paulo enfrenta uma epidemia de conjuntivite viral e o município de Penápolis também passa pela mesmo situação, sendo que o número de casos aumenta a cada dia.
Por esse motivo, o Serviço de Vigilância Epidemiológica orienta a população sobre os cuidados para evitar a transmissão da conjuntivite e também  o tratamento adequado para aquelas pessoas que já foram infectadas, evitando complicações maiores.
A conjuntivite não é uma doença grave, mas é incômoda e transmissível, por isso deve ser tratada. Inicia em um olho e normalmente passa para o outro. Vai passando de pessoa para pessoa, através de objetos contaminados. A contaminação ocorre com maior facilidade em ambientes coletivos como escolas, creches, fábricas, transportes coletivos e outros.
Os sintomas são: olhos avermelhados, lacrimejamento, sensação de areia nos olhos, pálpebras inchadas e avermelhadas, secreção nos cantos dos olhos ou nas bordas das pálpebras, intolerância à luz e visão borrada. A conjuntivite viral apresenta uma secreção esbranquiçada e em pouca quantidade. Se a secreção for amarelada e em abundância, deve ser conjuntivite bacteriana.

Tratamento
A pessoa que apresentar esses sintomas deve procurar o médico o mais rápido possível para iniciar o tratamento. Se a pessoa trabalhar em um ambiente fechado, deve ser afastada do serviço no mínimo 7 dias para evitar o contágio. 
O tratamento da conjuntivite viral poder ser feito da seguinte forma: ferva de meio a um litro de água limpa, coloque-a em um vidro esterilizado e conserve-a na geladeira. De tempo em tempo, umedeça um algodão com essa água fervida e gelada e lave os olhos. Ao acordar, quando os olhos estiverem grudados, vá lavando e limpando com algodão umedecido nesta água. Lave sempre as mãos e evite coçar os olhos. Trocar as fronhas diariamente. A conjuntivite viral leva aproximadamente 15 dias para curar com tratamento adequado.

Como evitar
É sugerido o afastamento das pessoas com conjuntivite viral dos ambientes coletivos. A conjuntivite pode ser evitada com alguns cuidados básicos de higiene pessoal: lavar com frequência as mãos e rosto com água e sabão; evitar coçar os olhos; usar lençóis, travesseiros e toalhas individuais; evitar o uso de lápis, lenço, copo, travesseiro, toalha e outros objetos de uso pessoal de quem está com conjuntivite e também evitar frequentar piscinas.

Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade