Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/09/2018

Série Eleições 2018: Governador

Imagem/Reprodução
Detalhes Notícia
Palácio dos Bandeirantes, que desde 1964 é a sede do governo Paulista

DA REDAÇÃO

A região do Morumbi em São Paulo abriga o Palácio dos Bandeirantes, que desde 1964 é a sede do governo Paulista. Cada um dos estados brasileiro e o Distrito Federal escolhem a cada quatro anos o chefe do poder executivo na esfera estadual. O Governador de Estado pode ser reeleito uma única vez e as eleições sempre acontecem no mesmo período de escolha de Presidente da República, Deputados e Senadores.
O Poder Executivo estadual possui funções de articulação com o poder federal e com os municípios. O governador representa o Estado em todas as suas relações políticas, jurídicas e administrativas, defendendo os interesses de seu estado diante do presidente. 
É competência do governador do estado sancionar ou vetar leis criadas pelos deputados estaduais, assim como também pode ciar projetos de lei em relação a assuntos de competência legal do Estado. O governador conta com recursos da União para investimento em obras de infraestrutura do estado, escolas, hospitais e entre outras necessidades. Ele busca ainda angariar investimentos para seu estado, recorrendo a bancos nacionais e internacionais. 
Ele é também responsável por definir o orçamento estadual, apresentando à Assembleia Legislativa Estadual, a Lei de Diretrizes Orçamentária, Plano Plurianual e Lei Orçamentaria Anual. A rede de estradas e transportes também está nas mãos dos governos estaduais. São portos, estradas estaduais, aeroportos e transporte intermunicipal e interestadual. Por exemplo, na cidade de São Paulo, o transporte através de ônibus municipal é de responsabilidade da prefeitura, já o metrô está nas mãos do governo estadual. 
O Governador possui grande importância na educação de seu estado. Ele deve destinar 25% da arrecadação de impostos estaduais para essa área, além de administrar o sistema de ensino do seu estado. Pode ainda criar e manter Universidades públicas. Na saúde, 12% dos impostos devem ser destinados a ela, a política estadual de saúde e hospitais devem ser mantidos e administrados pelo governador, gerando grande impacto na vida da população que o elegeu.
O sistema prisional está quase todo nas mãos dos governadores, que devem administra-lo e mantê-lo, zelando pela integridade dos detentos e possibilitando que a pena seja cumprida corretamente. É ainda o governador, chefe da polícia. Ele comanda a polícia militar de seu estado, responsável pelo policiamento ostensivo, e a polícia civil, que investiga os crimes ocorridos. É grande a lista de atribuições do chefe do executivo estadual, por isso nessas eleições temos que escolher um representante que acreditamos cumprir os compromissos prometidos em campanha e administrar com integridade e competência nosso Estado.

Governador: Em quantos você vai votar: 1 candidato.
Tempo no cargo: 4 anos.
Quantos serão eleitos:  27 candidatos.
Quem pode concorrer: Pessoas com nacionalidade brasileira, com domicilio eleitoral no estado que pretende concorrer, estar filiado ao seu partido há pelo menos 6 meses antes da eleição.
Idade mínima para o cargo: 30 anos.
Reeleição: Pode se reeleger 1 vez.
Salário: R$ 22,3 mil (São Paulo)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade