Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/09/2018

Série Eleições 2018: DIÁRIO lança conteúdo explicativo sobre cargos políticos

Imagem/Reprodução Internet
Detalhes Notícia
Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo fica ao lado do parque do Ibirapuera

DA REDAÇÃO

Faltam poucos dias para as eleições, os candidatos se mobilizam no corpo-a-corpo e agora é o momento de você eleitor escolher quem te representará nos próximos anos. Além disso, o debate está acalorado principalmente nas redes sociais, cada pessoa tenta através de seus argumentos e convicções mostrar ao outro porque deve escolher o candidato A, B ou C. O número de indecisos é bem grande e por isso há muito campo a desbravar pelos que pleiteiam uma vaga no cenário político. 
No entanto, você conhece as regras desta eleição? Já sabe quantas vezes terá que apertar o botão verde de “confirma” na urna eletrônica? Sabe quantos cargos estão em jogo? 
O DIÁRIO está aqui para ajudá-lo e lança essa semana uma série de matérias para informar um pouco mais sobre o que você terá que fazer na hora de escolher seus candidatos. Por isso nos acompanhe e aproveite para mostrar aos colegas, vizinhos, familiares e deixá-los tão informados quanto você. 
Começamos hoje pelos Deputados Estaduais, as funções pertinentes ao cargo, onde eles atuam, quanto ganham, qual o período que ficam no poder, como é formado o seu gabinete, entre outras coisas.
Acompanhe, compartilhe e espalhe essas informações para formar eleitores ainda mais preparados.

Deputado Estadual

Ao lado do famoso parque do Ibirapuera em São Paulo está localizada a ALESP, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. É ali que os 94 deputados estaduais de São Paulo atuam e representam o povo de nosso estado. 
A função principal destes representantes do povo é legislar, ou seja, criar, propor ou alterar projetos de leis que representem os interesses da população paulista, lembrando que isso não deve entrar em conflito com leis Federais e Municipais. 
O Governador do Estado é fiscalizado pelos Deputados Estaduais, cabe a eles julgar as contas prestadas pelo governo estadual e fiscalizar ações administrativas. Cabe ainda aos deputados estaduais discutir a elaboração do orçamento estadual, instituir impostos e distribuir verbas estaduais de acordo com demandas públicas. 
A investigação de suspeitas de ilícitos na administração governamental do Estado e aceitação de denúncias desta área também compete à Assembleia Estadual que pode então criar CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) para investigar os casos.
O salário dos próprios parlamentares, do governador e vice-governador do estado também é fixado pelos Deputados Estaduais que podem ainda dispor sobre  o regimento interno.
Observe como as funções destes representantes são amplas e por isso é necessário escolher com cuidado e critério os candidatos deste ano. Lembre-se que as decisões dos deputados estaduais refletem diretamente em nossa cidade.

Deputados Estaduais (São Paulo) você vai votar: 1 candidato

Tempo no cargo: 4 anos.
Serão eleitos: 94 candidatos.
Idade mínima para o cargo: 21 anos a serem completados até a posse.
Reeleição: Pode se reeleger a cada 4 anos, não há limite de mandatos.
Salário: R$25,3 mil
Adicionais: Verbas de Gabinetes (para assessores) e verba indenizatória (reembolso de despesas como combustível, passagens, materiais gráficos e contratação de serviços em geral).

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade