Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/04/2008

São Paulo vai ganhar a primeira Unidade de Processamento de Plasma do Brasil

A cidade de São Paulo será sede da primeira Unidade de Processamento de Plasma (fábrica de hemoderivados) do Brasil. O governador José Serra e o Secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, assinaram ontem, 17, às 16h, o contrato para a construção da unidade, que vai funcionar no Instituto Butantan.
A nova unidade receberá investimento de R$ R$ 57 milhões para as obras de construção. O Ministério da Saúde também deverá participar do empreendimento liberando recursos para a aquisição de equipamentos.
A Unidade de Processamento de Plasma deve, já em 2010, iniciar a produção de imunobiológicos a partir do fracionamento do plasma de sangue humano, como imunoglobulinas e albuminas. Hoje esses procedimentos são realizados na Europa.
Além de ser a primeira do gênero no país, a fábrica será também a única no mundo a produzir derivados do sangue totalmente obtidos por meio da cromatografia, processo tecnológico que permite recuperar do plasma dezenas de proteínas de interesse médico, antes descartadas pelo processo clássico com a utilização de álcool. O processo permitirá utilizar as proteínas para no tratamento de bebês recém-nascidos atendidos pelo Sistema Único de Saúde, como acontece com o surfactante pulmonar, também produzido pelo Instituto Butantan.
A unidade, com cerca de 10 mil m², terá capacidade de processar até 150 mil litros de plasma sanguíneo por ano. O Estado de São Paulo responde por cerca de 50% de todo o plasma sanguíneo coletado no Brasil. (Redação)
VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade