Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/07/2008

São Paulo prepara primeiro mapa genético de infartados do Brasil

O Estado de São Paulo está preparando um mapa genético, inédito no Brasil, de pacientes vítimas de infarto do miocárdio. O objetivo, que está sendo coordenado pelo hospital estadual Dante Pazzanese, da Secretaria de Estado da Saúde, é verificar os genes que são ativados e as proteínas que o organismo de cada indivíduo sintetiza no momento do ataque.
Dez pacientes do sexo masculino com mais de 50 anos que chegaram ao pronto-socorro do Dante com infarto em 2007 tiveram sangue coletado na mesma hora em que os médicos realizavam o atendimento de emergência. O material foi enviado à Universidade da Catalunha, juntamente com o sangue de 10 outras pessoas consideradas saudáveis, para comparação. Uma tecnologia avançada chamada “Microarray” permite a geração de um painel eletrônico que mostra, em computador, os genes ativados em cor verde, os inativados em vermelho e os não testados em amarelo, gerando uma espécie de cartão com todas as informações genéticas do paciente que teve infarto. O resultado das análises laboratoriais será encaminhado à Universidade de Michigan para avaliação estatística comparativa. A conclusão do trabalho deverá ser divulgada pelo Dante no início do próximo ano. Cerca de R$ 300 mil estão sendo investidos pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) para a realização do estudo. (A/I Secretaria de Estado da Saúde)
VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade