Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/04/2017

São José Operário: Católicos celebram santo no Dia do Trabalhador

Imagem/Arquivo Diário
Detalhes Notícia
Tradicional celebração de São José Operário é feita em missa campal e reúne centenas de pessoas

DA REPORTAGEM

A Paróquia de São José Operário realiza nesta segunda-feira (1º de maio) as celebrações ao santo que dá nome à paróquia, no bairro Cidade Jardim. Entre as atividades está sua tradicional carreata pela cidade e a missa campal, que reúne centenas de pessoas todos os anos e se tornaram eventos tradicionais na cidade. 
A data escolhida para as festividades é em virtude do feriado em comemoração ao Dia do Trabalhador. São José Operário é considerado pela fé católica como o padroeiro dos trabalhadores e das famílias, por isso a celebração neste dia. Há nove dias a paróquia tem promovido uma “novena”, em preparação à festa de seu padroeiro. A série de celebrações termina hoje (30) com missa às 18h00. 
Para amanhã ocorre à tradicional carreata que deverá passar pelas demais paróquias da cidade e suas comunidades. O início está previsto para as 15h00 com saída da igreja matriz, na Cidade Jardim. Todo o trajeto será acompanhado pela imagem peregrina e em cada comunidade visitada será dada as bênçãos às famílias e trabalhadores. No fim da tarde, às 18h00, está prevista a chegada da carreata à loja ‘Galante Pneus’, onde os participantes poderão se juntar aos demais fiéis que deverão esperar a imagem para iniciar a procissão até a igreja matriz. Para as 19h00, está previsto o início da celebração eucarística. O evento acontece na frente da igreja e a expectativa é de que deva reunir centenas de pessoas, assim como vem ocorrendo em anos anteriores, já que a festa é tradicional em Penápolis. De acordo com o pároco, padre Joaquim Trindade, o evento é bastante tradicional na cidade e tem o objetivo de fazer com que as pessoas renovem a fé no santo padroeiro. “Além da tradição que possui, existe uma fé em torno de São José Operário pelo fato de ser o padroeiro dos trabalhadores, e muito relacionada à família, o que desperta nas pessoas este interesse em participar da celebração agradecendo e pedindo bênçãos para suas famílias e em seus trabalhos”, comentou. 
Para ele, a experiência vivida por São José e sua dedicação é motivo de inspiração. “Ele foi um exemplo para todos nós por seu trabalho e também como chefe de família. Nele temos exemplo da fé e doação ao próximo, onde nos espelhamos em sua vivência regida pelo Evangelho”, finalizou.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade