Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/06/2011

São José: Diretoria de capela se afasta após elevação à paróquia

Rafael Machi
Detalhes Notícia
A capela que ainda passa por reformas já está em preparação para a elevação à paróquia

DA REPORTAGEM

A capela de São José Operário, na Cidade Jardim, está em processo de elevação à paróquia. O fato se deve ao crescimento da comunidade e a necessidade de ter mais uma paróquia na cidade. A decisão de elevação da capela do Bispo da Diocese de Lins, Dom Irineu Danelon, não tem agradado a todos. No último sábado, 04, o Bispo esteve na capela durante a missa semanal da comunidade para apresentar o novo Pároco que começa seus trabalhos junto à igreja, o Padre Fábio Alves de Oliveira, 34 anos. Durante a celebração Dom Irineu enalteceu a importância da capela, ser elevada à paróquia e disse também que a Diocese ajudará estruturalmente o padre para que ele possa se instalar no bairro durante os primeiros meses de sua estadia, mas que queria o empenho da comunidade para que o padre pudesse se estabelecer através de recursos próprios da igreja. O atual presidente da comunidade, Áureo Pupato, disse não estar satisfeito com a maneira como as coisas estão sendo decididas. Ele explicou que já tinha conhecimento da vontade do Bispo de elevar a capela em paróquia, mas que não concorda que seja feito de forma tão imediata. “A nossa comunidade não possui estrutura para ser uma paróquia, não temos recursos suficientes para sustentá-la”, comentou Áureo. Segundo ele a igreja passa por reformas que consomem boa parte do dinheiro arrecadado nos Dízimos e durante os eventos realizados pela comunidade, sendo que os trabalhos de ampliação da igreja ainda não foram concluídos, razão pela qual as celebrações e encontros ocorrem de forma “improvisada”. “Ainda temos que derrubar as antigas paredes, realizarmos os acabamentos internos e fazermos muitas coisas na área externa da igreja”, disse. Para o término dos trabalhos são necessários quase R$ 200 mil. A previsão é de que o interior da igreja esteja terminado até o fim do ano que vem. “Vamos trabalhando ao poucos, tudo conforme as nossas possibilidades, por isso, neste momento não podemos assumir gastos maiores, como os de uma paróquia”, ressaltou. Ele informou que a diretoria da capela não possui nada contra o novo padre, porém, afirmou que foram surpreendidos com a vinda repentina dele.

Afastamento
Em reunião ocorrida na noite de quarta-feira, 08, os membros da diretoria da capela pediram afastamento temporário dos trabalhos à frente da igreja. “Não estamos simplesmente abandonando, vamos dar total apoio ao padre Fábio durante o período em que ele estará se adequando à comunidade e ainda realizaremos mais alguns trabalhos que não podem parar pela metade, mas após isso a comissão decidiu se afastar”, disse Áureo. Ele comentou que para a instalação do Padre Fábio é necessário o aluguel de um imóvel, além de utensílios domésticos, itens que, segundo ele necessitam providenciados imediatamente. “Estamos felizes com a vinda do novo padre, pois assim ele pode trabalhar em prol a comunidade, porém, nos pegaram de surpresa, vamos fazer o que for necessário para que ele possa ser bem instalado”, finalizou.

Bispo
Para o Bispo da Diocese, Dom Irineu Danelon, a elevação da capela em paróquia é necessária para a expansão da Fé. “Com a criação de uma igreja com estruturas próprias fica mais fácil levar a Boa Nova, será uma nova célula que trabalha em prol às pessoas”, comentou. Ele explicou que tem o conhecimento das necessidades da capela e que por isso está providenciando uma ajuda financeira de entidades católicas da Alemanha para que a reforma da igreja termine o mais breve possível. “Os trabalhos realizados pela comunidade é muito bom, mas não é o suficiente. Com esta ajuda financeira a obra terminará mais rapidamente, afinal apenas com recursos de eventos elas vão terminar quando?”, indagou o Bispo. Ele também comentou sobre a atual diretoria da comunidade. “É preciso haver o diálogo entre a gente, entendo os motivos pela qual querem adiar a elevação da capela, mas este é o melhor momento para que isso ocorra assim a decisão será mantida. A Diocese dará total apoio, afinal temos que pensar no bem comum”, finalizou o Bispo. Com a elevação da capela em paróquia, a igreja se desligará do Santuário de São Francisco de Assis. A nova paróquia deverá abranger alguns bairros rurais de Penápolis. (Rafael Machi) 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade