Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

01/08/2015

Roubos e furtos aumentam no mês de junho

DA REPORTAGEM

Penápolis registrou um aumento no número de roubos e furtos durante em junho deste ano. A informação foi divulgada nesta semana pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo em seu balanço mensal sobre a criminalidade em todo o Estado. De acordo com a secretaria, somente em junho foram registrados 14 roubos, apresentando um aumento em relação aos casos registrados em maio, quando 10 roubos haviam sido registrados pela polícia. Este tipo de ocorrência praticamente dobrou quando comparado ao mês de junho do ano passado, quando apenas sete roubos haviam sido registrados pela polícia em Penápolis. Os casos de furtos ocorridos na cidade também tiveram aumento no comparativo maio/junho. Em maio deste ano o total de ocorrências deste tipo foi de 67, sofrendo um aumento no mês seguinte com 74 furtos registrados. Os furtos não tiveram aumento apenas no comparativo dos dois últimos meses neste ano, mas também em relação a junho de 2014, já que 53. Ainda de acordo coma Secretaria de Segurança Pública, houve aumento no número de furtos de veículos ocorridos em Penápolis. Foram nove em junho contra quatro em maio. Apesar do aumento de ocorrências em junho, o mês se manteve abaixo do que havia sido registrado em outros meses do ano. O destaque fica por conta dos roubos, que ficou abaixo dos 21 que haviam sido registrados em mês de abril deste ano. A secretaria informou também que em junho nenhum caso de roubo de veículo foi registrado na cidade, bem como os casos de estupro, que se manteve zerado. Nenhum homicídio doloso – quando há intenção – foi registrado também em junho. O levantamento apontou ainda que 24 pessoas tiveram lesão corporal dolosa e 32 pessoas ficaram feridas em acidentes de trânsito, média de uma pessoa por dia.

Região
A região de Araçatuba apresentou queda em cinco dos principais indicadores de criminalidade, nos seis primeiros meses do ano, entre eles os homicídios. Com 21,62% a menos de mortes intencionais registradas, os casos passaram de 37 para 29 ocorrências, ou seja, oito a menos. Uma das maiores reduções que os indicadores registraram no primeiro semestre do ano. O número é o segundo menor contabilizado na série histórica, iniciada em 2001. Igualou-se com 2012 e ficou atrás apenas de 2008 e 2009, quando 28 casos foram registrados. A queda mais acentuada na região, de 24,58%, foi nos casos de estupro, que registraram 29 casos a menos, se comparado os seis primeiros meses deste ano, com igual período de 2014. Passaram de 118 para 89. É o menor número registrado na série histórica desde 2009, quando foram registrados 32 casos e entrou em vigor a nova lei de estupro (12.195/2009), que incluiu nessa natureza outras classificações de crimes, como o atentado violento ao pudor. Os roubos de veículo também apresentaram redução de 24,32% dos casos. Passaram de 37 para 28, uma diminuição de 9 ocorrências. É o menor da história, igualando-se com os anos de 2003 e 2013. Os furtos em geral tiveram 6,85% de queda. O indicador registrou 4.176 casos de janeiro a junho, ante 4.483 – 307 a menos, em comparação ao mesmo período do ano passado. É o menor número registrado em toda a séria histórica. É a primeira vez que o indicador fica abaixo dos 4.400 casos.
Produtividade policial
O trabalho das polícias da região de Araçatuba no mês de junho aumentou em 6,19% o número de flagrantes de tráfico de drogas. As ocorrências passaram de 97 para 103. O número é o maior que o indicador já registrou em toda a série histórica. Os flagrantes de tráfico de entorpecentes também aumentaram entre janeiro e junho. O total passou de 495 para 507 nesse período – alta de 2,42%. No primeiro semestre, foram, apreendidas 226 armas de fogo – 53 a mais que o período do ano passado, quando 173 foram retiradas das ruas. O aumento é de 30,64%. 

(Rafael Machi/Com informações da SSP)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade